Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Acabamento de parede: 7 formas para renovar

papel-de-parede

Renovar uma parede pode transformar por completo a decoração do ambiente! Pode ser uma pintura, um papel de parede, adesivo vinílico e várias outras formas bem criativas que vão dar um toque bem especial na sua casa. Para te ajudar, nós separamos sete formas criativas e que você não vai precisar fazer grandes investimentos para mudar completamente a superfície. Vem com a gente!

TECIDOS

2 238x340 - Acabamento de parede: 7 formas para renovar

O tecido é uma opção muito barata e que pode dar uma cara nova aí na sua parede! Geralmente, o tecido pode ser encontrado por preços acessíveis. Antes de escolher o modelo que mais gosta é importante pensar no ambiente que você deseja instalar – prefira os cômodos secos como, por exemplo, quartos, salas ou corredores, já que se for instalado na cozinha ou banheiro pode acabar sendo molhado, mofando e estragando o tecido.

Depois você precisa medir a parede que irá aplicar: geralmente os tecidos são vendidos por uma largura fixa que pode variar entre 1,50m e 1,80m e você escolhe a altura.

Dica Mara: Estampas com menos detalhes são mais fáceis de serem instaladas. Isso porquê você vai instalar uma faixa – pode acabar deixando mais esticado – e na segunda faixa não conseguir unir as estampas.

Para aplicar o tecido você pode usar cola branca diluída em água (duas medidas de cola para uma de água), passar com um rolinho de pintura na parede e começar a colar o tecido. Uma dica boa é começar por um dos cantos – se tiver com mais alguém poderá facilitar o trabalho, já que um pode focar na aplicação e o outro em auxiliar se a estampa está realmente da forma correta.

Na hora da finalização você pode passar uma demão de cola por cima do tecido para formar uma camada impermeabilizante. O acabamento também pode ser feito com um estilete bem afiado para evitar que o tecido fique desfiando nas bordas.

PINTURA COM ESPONJA

Olha que ideia incrível! É uma forma de você gastar menos tinta, menos tempo e menos investimento, já que é só escolher a cor e usar uma esponja no formato geométrico que quiser. Uma dica interessante é retirar o excesso de tinta da esponja para não deixar escorrer e acabar estragando o fundo branco.

Parede geométrica também é uma ótima opção!

PAPEL DE PAREDE

10 260x340 - Acabamento de parede: 7 formas para renovar

Essa é uma ideia que voltou com tudo nos últimos anos. O papel de parede é uma alternativa versátil e que pode ser um grande aliado na decoração do ambiente. O mais indicado são os ambientes secos – sala, quarto ou corredor. Não se esqueça de levar em consideração o tamanho da parede antes de comprar e também a estampa, já que para conseguir encaixar pode acabar ocorrendo uma perda de 30 a 40 cm entre uma faixa e outra.

Para aplicar você pode utilizar a mesma mistura de cola que o tecido – duas medidas de cola para uma de água – ou colas específicas para aplicar o papel de parede.

Dica Mara: Qualquer alternativa – seja o tecido, papel de parede ou adesivo vinílico – é importante que a superfície em que for aplicada deverá estar limpa. Passe um pano seco para tirar bem a poeira antes.

ADESIVO VINÍLICO

13 227x340 - Acabamento de parede: 7 formas para renovar

Com a volta dos papéis de parede, surgiram os famosos adesivos vinílicos. Além dos ambientes secos você pode utilizá-los no frontão da pia da cozinha ou do banheiro, evitando apenas locais que recebem água direto como, por exemplo, o box ou o quintal.

Dica Mara: Assim como os papéis de parede, é importante calcular bem a quantidade que será utilizada com base nas medidas da parede. Muitas vezes as impressões são feitas por lotes e pode acabar ocorrendo uma diferença de cor entre um lote e outro. Dessa forma, se ficar faltando e você for comprar a mesma estampa na loja que compro anteriormente, ainda assim pode acabar tendo uma diferença de cor em relação à primeira compra!

Para aplicar o adesivo você pode passar um pano com um pouco de detergente na superfície. Retire o papel branco do fundo aos poucos – a cada 15 centímetros – e não tudo de uma vez. Assim que retirar vá aplicando onde deseja e com a ajuda de uma régua ou espátula própria para isso, arraste as bolhas que ficaram para a lateral. O detergente irá ajudar as bolhas a escorregarem e apesar de o adesivo ficar deslizando um pouco, não irá perder a cola e após alguns minutos já estará completamente fixado.

REVESTIMENTO 3D

16 340x340 - Acabamento de parede: 7 formas para renovar

Os revestimentos 3D podem trazer um efeito incrível para o ambiente. E apesar de parecer muito difícil a instalação, é muito mais fácil do que se imagina. Você vai precisar de cola de contato ou cola à base de resina acrílica! Vá passando a cola nas bordas do revestimento e comece colando de cima para baixo. Quando precisar cortar alguma sobra ou para fazer o acabamento de espelhos de luz ou interruptores pode utilizar um estilete bem afiado. Procure cortar com cuidado para não se machucar!

CIMENTO QUEIMADO

20 280x340 - Acabamento de parede: 7 formas para renovar

O cinza se instalou de vez na decoração nos últimos anos! Com ele o efeito de cimento queimado passou a fazer muito sucesso e surgiram muitas alternativas para reproduzi-lo sem necessariamente precisar do cimento.

Você também pode ter esse resultado com papel de parede ou adesivo vinílico que reproduzem esse efeito, mas muitas marcas de tinta também lançaram nos últimos anos. A massa geralmente já vem pronta para ser aplicada e geralmente absorve melhor em paredes que já estão brancas! Como é à base de água geralmente não tem cheiro e o passo a passo vem escrito em cada embalagem e pode variar de marca para marca.

Veja também dicas para acabamento cinza.

STÊNCIL

23 255x340 - Acabamento de parede: 7 formas para renovar

Muitas pessoas já usavam essa técnica para fazer artesanatos, mas a pintura feita com stêncil também foi parar direto nas paredes! Você vai precisar de um molde que pode ser feito com chapas de raio X antigas ou folhas de acetato própria para stêncil, recortando o modelo que quiser ou se preferir pode comprar pronto.

Posicione na parede onde deseja pintar e fixe com a ajuda de uma fita crepe. Tenha a certeza que está bem firme para que a tinta não escorra por baixo. Você pode fazer esse efeito com a ajuda de uma esponja: passe-a na tinta e tire completamente o excesso.

O próximo passo é encostar na parede com cuidado e aos poucos vai dando pequenas batidinhas leves como um carimbo mesmo. Espere secar e dê a segunda demão! Se a esponja estiver com muita tinta vai acabar transferindo para a parede e escorrendo.

24 340x340 - Acabamento de parede: 7 formas para renovar

Imagens Google e Pinterest

Qual ideia você mais gostou? Conta para a gente aqui embaixo! 😊

Deixe um Comentário