Please assign a menu to the primary menu location under menu

Cuidados da Casa

Casa limpa com dicas bem simples. Confira!

1.1

Certamente, manter a organização da casa é um desafio grande! Se tiver um morador ou cinco, sempre tem trabalho e atividades para serem feitas. É a roupa para lavar e passar, a louça para guardar, o guarda-roupa para arrumar, o banheiro para lavar e… Ufa! São tantas coisas que para organizar não é uma tarefa tão simples.

Por isso, nós separamos algumas dicas que podem te dar uma forçinha e te ajudar a deixar tudo brilhando por aí. Confira:

TODO MUNDO PODE (E DEVE) CONTRIBUIR

2 1 465x310 - Casa limpa com dicas bem simples. Confira!

Todos os moradores podem e acima de tudo, devem contribuir com a organização da casa. Se cada um for responsável pelas suas próprias coisas por certo ninguém sai sobrecarregado. Mesmo as crianças podem ter responsabilidades com os seus brinquedos, materiais de escola, a arrumação da cama e dos seus pertences. Uma vez que todo mundo mora ali, nada mais justo que todos estejam envolvidos!

Além disso os pequenos e as pequenas já crescem sabendo das suas responsabilidades e quando forem ter suas próprias casas, estudarem fora ou casarem saberão cuidar do seu espaço. O legal é sentar e conversar. Depois de tudo combinado ficará claro como cada um vai contribuir para a manutenção da casa.

Veja como fazer uma organização mágica inspirada em Marie Kondo!

PLANEJAMENTO

3 1 465x310 - Casa limpa com dicas bem simples. Confira!

Antes de tudo, é fundamental ter um planejamento. De acordo com a rotina da família – escola, trabalho, faculdade, curso e lazer – é mais fácil de entender como e quando as atividades poderão ser realizadas. Se as roupas de cama podem ser trocadas aos sábados, por exemplo, esse é o dia que o enxoval já pode ser lavado. Assim já sai das camas e do banheiro direto para a máquina e não fica nada para lavar acumulado.

Enquanto estiver preparando as refeições, já vai lavando as louças que estão sendo usadas. Assim quando estiver tudo pronto só ficarão os pratos para serem lavados e não fica muita coisa para ser feita depois.

Logo após avaliar os horários e a rotina é legal fazer uma planilha, que pode ser no computador ou numa folha, com a organização da casa. Assim todo mundo consegue visualizar o que deve ser feito e o horário.

Você pode elaborar uma lista com todas as atividades e gastar no máximo 20 minutos por dia. Assim as divisões evitam que você fique sobrecarregado (a).

ORGANIZAÇÃO

4 1 - Casa limpa com dicas bem simples. Confira!

A maior parte das pessoas acaba desanimando, pois deixam acumular algumas atividades para serem feitas juntas. Se você deixar para passar toda a roupa no mesmo dia da faxina pode acabar desanimando. Por exemplo, se você lavou a roupa, tirou do varal e já passou é menos cansativo do que ter que passar toda a roupa da casa dos últimos 15 dias.

Então a dica é: não deixe acumular. Procure manter o guarda-roupa em ordem, a despensa organizada, sapatos guardados e assim por diante. Se não tem bagunça, a limpeza acaba sendo mais fácil e se fizer um pouquinho a cada dia não perde um dia inteiro da semana só para isso.

Confira alguns produtos que te ajudam a organizar a casa e os ambientes:

00300460001  1 B ND 340x340 - Casa limpa com dicas bem simples. Confira!

GAVETEIRO GRANDE COM 3 GAVETAS 7520

00282310002  1 B ND 340x340 - Casa limpa com dicas bem simples. Confira!

TÁBUA DE PASSAR C/ ARMÁRIO MULTIUSO 0169

00121830002  1 B ND 340x340 - Casa limpa com dicas bem simples. Confira!

ARMÁRIO AÉREO COM 2 PORTAS AM3103 – TECNO MOBILI

MERCADO

5 1 340x340 - Casa limpa com dicas bem simples. Confira!

Um dia antes de ir ao mercado, faça uma lista do que está faltando e do que precisa comprar com a finalidade de comprar sempre o necessário. Manter a geladeira e a despensa em ordem facilita antes de ir às compras e ajudam a evitar o desperdício.

PRODUTOS DE LIMPEZA

6 1 439x340 - Casa limpa com dicas bem simples. Confira!

Se tem uma coisa que muita gente ignora, mas que é muito importante é ler os rótulos de produtos de limpeza. Isso ajuda desde você economizar dinheiro, até o produto em si. Às vezes uma quantidade de sabão em pó é o suficiente para lavar as roupas, mas por não ler acaba colocando duas vezes mais. Fique atento!

Truques incríveis de organização de decoração para a sua casa!

Outra dica também são as alternativas caseiras que ajudam muito na hora da faxina. O bicarbonato de sódio, por exemplo, ajuda a tirar a gordura e as manchas (desde o rejunto do azulejo, até o molho de tomate que caiu na roupa).

00283771188  1 B ND 340x340 - Casa limpa com dicas bem simples. Confira!

ESFREGÃO MOP TWISTER BT 1902 NOVIÇA 6 LITROS

PASSAR A ROUPA

7 1 465x262 - Casa limpa com dicas bem simples. Confira!

Algumas dicas práticas podem te ajudar a economizar tempo. Camisas e camisetas, por exemplo, se forem penduradas em cabides no varal secam de forma mais uniforme e ficam mais fáceis de passar.

00301781188  1 B ND 340x340 - Casa limpa com dicas bem simples. Confira!

MINI VARAL PARA 8 CAMISAS – FLASH LIMP

As cortinas podem ser lavadas na máquina e depois penduradas direto no trilho ou varão do ambiente. Assim ela já seca e dependendo do tecido nem precisa ver o ferro depois.

TIRE OS SAPATOS

8 1 465x262 - Casa limpa com dicas bem simples. Confira!

Antes de entrar em casa, experimente o hábito de tirar os sapatos. Os acessórios circulam nos nossos pés pelas ruas, calçadas e todos os lugares. Ao entrar em casa podemos trazer sujeiras, bactérias, doenças e espalhar pelos tapetes e pisos. Se a casa está limpinha e esse hábito em dia, a manutenção acaba sendo menor.

Imagens: Google e Pinterest

Tem alguma dica de ouro que você usa na hora de organizar a casa? Conta para a gente aqui embaixo! 🙂

Deixe um Comentário