Please assign a menu to the primary menu location under menu

Cuidados da CasaDestaque Home

Como fazer compostagem em casa?

Como-melhorar-o-solo-do-seu-jardim

Cuidar da natureza é um ato de amor à própria vida. E, na primavera a gente se inspira a ficar mais próximas da beleza das plantas, não é verdade? Então, por quê não unir o útil ao agradável e fazer com que suas flores fiquem ainda mais saudáveis com uma atitude simples e que vai fazer a diferença na beleza das plantinhas e para a sociedade? Vamos aprender a fazer compostagem!

 

como fazer compostagem 1 - Como fazer compostagem em casa?

Você vai precisar de:

  • Um cesto plastico médio ou grande (serve aqueles de lixo mesmo, com tampa)
  • Um garfo de jardinagem
  • Uma furadeira
  • Tela contra mosquito

 

Antes de tudo, use a furadeira para fazer pequenos buraquinhos em todo o cesto de plástico. É por aí que o ar vai circular e evitar que a compostagem fique com mau cheiro.

 

Ah, e para evitar que os mosquitos entrem, forre todo o cesto com a tela, e se quiser, faça uma tampa também, para poder deixar a compostagem aberta sem ter medo de infestar de mosquitinhos.

 

Agora é hora da compostagem. Você deve fazer uma primeira camada de resíduo orgânico seco, como folhas, lasquinhas de madeira, etc. Considere tudo aquilo que é biodegradável, mas não é alimento. Depois, faça outra camada de lixo orgânico úmido (aí sim você pode colocar alimentos como cascas de frutas, de ovo, restos de alimentos e até mesmo ossos de galinha). Faça outra camada seca e depois a úmida e siga essa ordem sempre que quiser colocar restos de alimentos lá.

 

Lembre-se de mexer a cada dois dias e procure deixá-lo em um ambiente arejado, de preferência sem estar sempre (ou totalmente) fechado. O ar quente faz os restos de alimento fermentar, criar muito chorume e potencializar o cheiro.

como fazer compostagem 2 - Como fazer compostagem em casa?

 

Depois de dois meses com essa rotina (de mexer a cada dois dias e colocar novos resíduos secos e úmidos), você já terá um adubo poderoso para colocar na terra das suas plantinhas e até do jardim da redondeza!

 

Dica: evite colocar cascas de frutas cítricas e ácidas, a acidez pode passar para a terra e atrapalhar o crescimento das plantas.

 

assinatura equipemara - Como fazer compostagem em casa?

Assine Nossa Newsletter:

5 Comments

Deixe um Comentário