Please assign a menu to the primary menu location under menu

Guia de Inspiração

Iluminação

capa-guia-iluminacao

A iluminação é um dos pontos mais importantes na hora de decorar a casa, já que pode auxiliar para trazer o efeito de conforto e aconchego, ajudar numa área de trabalho ou deixar o ambiente pronto para um momento de receber as visitas, entre outras situações.

Se você nunca havia parado para pensar nisso, nós trouxemos esse guia que vai te dar uma mãozinha para pensar no seu projeto de décor ou repensar a iluminação da sua casa.

DICA INICIAL

2 2 227x340 - Iluminação

Você não precisa quebrar tudo para refazer o projeto de iluminação de um ambiente. Se você mora em um imóvel alugado, por exemplo, pode investir em luminárias que vão dar um efeito similar aos spots que ficam embutidos no gesso, mas só podem ser feitos por meio de uma obra. É só usar a criatividade e pouco investimento para ter um efeito incrível!

ILUMINAÇÃO DIRETA

3 2 285x340 - Iluminação

Quando você precisa iluminar exatamente um ponto específico da decoração pode utilizar a iluminação direta: pode ser um quadro, um móvel, uma mesa ou qualquer outro objeto.

Na cozinha a luz direta pode ajudar na pia ou na bancada no momento de preparar uma receita, no banheiro pode ser uma grande aliada para arrumar o cabelo ou fazer a maquiagem, na sala e no quarto podem ser uma ajuda na hora da leitura.

4 2 255x340 - Iluminação

ILUMINAÇÃO INDIRETA

5 2 455x340 - Iluminação

Já na iluminação indireta o ambiente recebe luz de maneira uniforme e de forma geral sem necessariamente focar em um ponto específico. Ajuda a trazer conforto visual e, além disso, tem o benefício do conforto térmico, já que a luz não fica em um ponto específico direcionada em um canto do cômodo.

ILUMINAÇÃO DIFUSA

6 3 279x340 - Iluminação

Por fim, a iluminação difusa é a que propaga a luz para o ambiente inteiro, mas sem causar muitas sombras nos móveis dispostos no ambiente. Geralmente é utilizada uma lâmpada com uma luz mais forte, mas com o auxílio de um vidro leitoso na luminária evitando que a intensidade seja muito grande.

7 2 465x284 - Iluminação

Dica Mara:  Se você quiser pode instalar um Dimmer, que fica no espelho do interruptor, você pode controlar a quantidade de luminosidade que deseja no ambiente.

LUZ BRANCA x LUZ AMARELA

A luz branca geralmente é a escolhida para áreas de trabalho, como por exemplo, a cozinha, um escritório ou até mesmo o banheiro. Já a luz amarela é a que ajuda a trazer conforto visual e deixa o espaço muito mais aconchegante.

TIPOS DE LÂMPADAS

Existem diversos tipos de lâmpadas disponíveis no mercado. Para te ajudar a escolher qual é a mais indicada separamos os modelos principais:

INCANDESCENTES

11 2 340x340 - Iluminação

Esse é um dos modelos mais antigos, mas que vem sendo substituídos pelo fator principal de que apenas 5% da energia elétrica utilizada por essa lâmpada é transformada em luz, já o restante acaba sendo transformado em calor.

Nos últimos anos as lâmpadas de filamento de carbono (que tem o mesmo princípio que as incandescentes) se tornaram as queridinhas da decoração por terem uma estética diferenciada.

Vida útil (média): 1.000 horas

HALÓGENAS

12 2 340x340 - Iluminação

As lâmpadas halógenas também são incandescentes, mas possuem um filamento e uma quantia de algum halogêneo. Apesar disso, possuem um rendimento maior que a primeira.

Vida útil (média): 2.000 horas

FLUORESCENTES

13 2 340x340 - Iluminação

São extremamente econômicas, iluminam bem e ainda por cima não emitem calor. Apesar de ser encontrada com facilidade na cor branca ou um tom azulado, já existem diversas outras opções no mercado disponíveis.

Vida útil (média): 6.000 horas

LED

14 2 340x340 - Iluminação

Chamadas de modernas, as lâmpadas LED são as que possuem melhor custo-benefício em relação a todas as outras. Além de não emitirem calor (transforma a energia elétrica em luz), possuem diversas cores disponíveis para compra e, apesar de ser o modelo mais caro, é a que mais dura.

Vida útil (média): 40.000 horas

TIPOS DE LUMINÁRIAS

PENDENTES

Os pendentes são luminárias que vão além da decoração. Pelo próprio formato, os pendentes são instalados de forma suspensa por um fio e ilumina diretamente o móvel ou objeto desejado. Geralmente é utilizado em cima da mesa da sala de jantar, ao lado da cama ou de uma mesa lateral.

Dica Mara: Na instalação, a base do pendente deve ter uma distância de pelo menos 70 cm do móvel, por exemplo, a mesa de jantar.

17 2 340x340 - Iluminação

Pendente Globo em Vidro

18 2 340x340 - Iluminação

Pendente RPX Vittra

SPOTS

Os spots têm estado cada vez mais presentes nas decorações de vários ambientes. Na sala de estar, cozinha, corredor e até no quarto, os spots são uma ótima alternativa para criar um ambiente com uma iluminação aconchegante e bem confortável.

Com este tipo de luminária você consegue direcionar para onde quiser o foco de luz e não precisa embutir ou fazer qualquer reforma já que você precisa apenas instalar em um ponto de luz.

21 3 340x340 - Iluminação

Spot SPT ZO04

LUSTRE

Este tipo de luminária tem como objetivo auxiliar na iluminação, mas acaba sendo também peça fundamental na decoração do ambiente. O lustre tem uma estrutura central e várias ramificações que dão um efeito cheio de personalidade. É utilizado na sala de jantar ou sala de estar, e também no hall de entrada, caso tenha uma boa metragem.

23 2 275x340 - Iluminação
24 2 340x340 - Iluminação

Lustre Florença Belle

ARANDELA

As arandelas são luminárias instaladas na parede e que eram muito comuns nas áreas externas. Com os designs mais modernos passaram a ser utilizadas nos ambientes internos como apoio de iluminação direta em hall de entrada, sala de estar ou ao lado da cabeceira, no quarto.

27 2 340x340 - Iluminação

Arandela Faces

ABAJUR

Se você precisa de uma luminária para leitura ou deseja trazer uma sensação de conforto para o ambiente – mesa lateral ao lado do sofá ou na cabeceira ao lado do quarto –, o abajur é uma ótima opção. E caso você prefira iluminar mais o cantinho que vai colocar a luminária prefira uma cúpula que tenha tons mais claros que vai permitir a passagem de luz.

28 3 465x286 - Iluminação
30 1 340x340 - Iluminação

Abajur AB 32

Confira dicas de iluminação para sala de estar.

LUMINÁRIA DE MESA

Já a luminária de mesa tem a função de auxiliar na área do home-office ou ao lado da cama no momento da leitura, principalmente por ter o foco direcionável. Procure avaliar a lâmpada que mais vai ajudar nessas atividades para que traga uma sensação de conforto no momento de trabalho ou relaxamento.

33 1 340x340 - Iluminação

Abajur AB 7625

LUMINÁRIA DE EMBUTIR

Por fim, as luminárias de embutir podem ser utilizadas em qualquer ambiente. Além de proporcionarem uma boa iluminação ao ambiente, também são discretas e deixam o cômodo muito elegante. É importante consultar um profissional na hora da instalação para evitar rachaduras ou qualquer problema estrutural.

34 1 272x340 - Iluminação
35 1 340x340 - Iluminação

Luminária de Embutir TR

36 1 340x340 - Iluminação

Luminária LED TL Slim

37 1 340x340 - Iluminação

Luminária LED Embutir

Imagens: Pinterest e Google

Qual dica sobre iluminação você mais gostou? Conta para a gente aqui embaixo 😊

Deixe um Comentário