Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

Ambiente integrado: 8 passos para montar o seu

1

Com o passar dos anos, os imóveis estão com metragens cada vez menores. Para driblar o pouco espaço disponível, a saída foi passar a integrar os ambientes para dar a sensação de amplitude.

Esse recurso deu tão certo que tem sido cada vez mais comum independentemente do tamanho. Para quem gosta de receber os amigos, ter a cozinha integrada à sala de estar é garantia de ter todo mundo reunido desfrutando de todos os momentos. Se tiver varanda e puder integrar também o sucesso é garantido.

UNIDADE VISUAL

É muito importante lembrar que se os ambientes estão juntos devem conversar entre si. E você pode usar diversos elementos para trazer a sensação de que tudo ali está harmônico!

PALETA DE CORES

4 3 319x340 - Ambiente integrado: 8 passos para montar o seu

Aqui no Blog Mara a gente sempre bate na tecla que pensar na paleta de cores de um ambiente é mais de meio caminho andado para ter um resultado que te agrade. Não deixe para ver se as cores combinam apenas quando chegar na loja.

Existem diversos sites que você pode montar a sua própria paleta de cores com base numa cor ou em várias específicas que você indicar.

Isso não significa que tudo que tiver na sala tem que estar na cozinha. Mas o fato é que as cores e os tons devem sim estar em sintonia. E uma ótima saída é escolher tons neutros para investir nos objetos coloridos na hora da decoração. Ou ainda escolher uma ou duas paredes para serem o centro das atenções naquele ambiente.

MATERIAIS E TEXTURAS

7 2 340x340 - Ambiente integrado: 8 passos para montar o seu

Assim como a paleta de cores, os materiais e texturas também devem ser combinados entre si. Se usou um tom de madeira na mesa de jantar, pense se vai combinar com a madeira do painel da TV.

9 3 283x340 - Ambiente integrado: 8 passos para montar o seu

Cada detalhe pode fazer a diferença no resultado e são esses pontos que vão fazer você ter um espaço bem decorado!

NÃO PRECISA QUEBRAR TUDO

Apesar de integrados, os ambientes não precisam ser completamente abertos uns para os outros. Dependendo do momento você pode querer privacidade num espaço e isso é importante ser levado em consideração.

10 2 340x340 - Ambiente integrado: 8 passos para montar o seu

Aqui a marcenaria foi uma saída para dividir os espaços e criar uma delimitação entre os ambientes.

11 4 224x340 - Ambiente integrado: 8 passos para montar o seu

Uma porta de vidro também pode ser uma divisória no caso das varandas. Existem alguns modelos que abrem o espaço por completo e tudo fica integrado desse jeito:

12 4 465x320 - Ambiente integrado: 8 passos para montar o seu

Uma dica legal é investir em divisórias que combinem com os dois espaços para dar a sensação de aconchego. Os biombos, por exemplo:

Ou as ripas de madeira…

Os cobogós também ganharam uma carinha mais moderna e agora são muito usados dentro de casa para separar os espaços.

E como espaços menores precisam ter cada centímetro aproveitado, você também pode optar por divisórias com nichos ou prateleiras para dispor e organizar objetos.

TAPETES

22 3 465x310 - Ambiente integrado: 8 passos para montar o seu

Existem vários recursos que você pode utilizar para delimitar as funções de cada ambiente. Os tapetes, por exemplo, são uma ótima forma de deixar claro que ali é a sala de estar, de jantar ou varanda. Se for escolher para os dois ambientes procure modelos que tenham cores que se complementem.

Tapete Herat, na Marabraz

Veja também o guia completo de inspiração de tapetes

PISO

A escolha dos revestimentos dos ambientes integrados vai depender da necessidade e gosto dos moradores. Mas é importante levar em consideração o efeito que cada modelo vai causar, já que é importante que os espaços tenham uma unidade visual.

Se você quiser optar por um tipo de revestimento para todos os espaços, o resultado vai ser um ambiente amplo e fluído. E o aí entram os tapetes para delimitar os espaços.

A segunda opção é escolher o mesmo revestimento, mas instalar uma soleira entre os ambientes. Esse recurso vai ajudar a deixar os espaços divididos. Só é importante ficar atento à cor da soleira para que possa entrar em harmonia com a cor do revestimento e a decoração do espaço.

26 465x325 - Ambiente integrado: 8 passos para montar o seu

Por fim, a terceira opção é escolher revestimentos diferentes. Essa alternativa acaba dando a sensação que o espaço é menor, mas se realmente a metragem é pequena por aí, a saída é escolher pisos que tenham tons e acabamentos semelhantes. Assim vão se completar visualmente.

ILUMINAÇÃO

A iluminação é uma das partes mais importantes em um projeto de decoração, já que pode trazer efeitos diversos de acordo com a escolha das luminárias, lâmpadas e disposição das peças.

Se você quer medidas mais rápidas e sem quebra-quebra, a saída é optar por trilhos e pendentes para deixar o ambiente ainda mais confortável.

Para o aconchego ficar ainda mais presente, luminárias de mesa, de pé ou arandelas.

30 b 340x340 - Ambiente integrado: 8 passos para montar o seu

Abajur AB 7615, da Marabraz

DECORAÇÃO

31 1 465x294 - Ambiente integrado: 8 passos para montar o seu

A decoração é o passo mais importante para manter os ambientes integrados gastando pouco. Utilize cores parecidas, mas com tecidos diferentes. Quadros que possuem o mesmo estilo e se complementem. Os objetos decorativos aliados à iluminação, tapetes, almofadas, paleta de cores e todos os outros passos vão ser definitivos para deixar o ambiente ainda mais aconchegante.

Porta-retrato Retrô, da Marabraz

Almofada Belize 45×45 cm, na Marabraz

Imagens: Google e Pinterest

Qual dica você mais gostou? Conte para a gente aqui embaixo!

Deixe um Comentário