Please assign a menu to the primary menu location under menu

Cuidados da CasaDestaque Home

Como plantar abacate com o caroço

abacate3

Plantar abacate é uma tarefa não tão difícil, mas é necessário paciência, pois é um processo que demora um pouquinho. Mas antes de falar na parte ~complicada~ vamos falar nas vantagens de ter um pé de abacate em casa:

 

  1. Frutos sem conservantes e à sua disposição
  2. Sombra pra sua varanda quando a árvore tiver grandinha

 

Ah, é bom você ter um belo quintal para plantar, pois um abacateiro pode chegar até 30 metros de altura. É uma bela sombra, não é?

 

Então, vamos ao passo-a-passo?

Primeiro, você precisa cortar o abacate com cuidado para não ferir o caroço. Lave o caroço para não deixar nenhum restinho de abacate nele.

 

Corte quatro metades de palitinhos de churrasco e fure o caroço formando um x, conforme a foto abaixo.

 

4927411004 247679b1fa b - Como plantar abacate com o caroço

(Fonte: Flickr)

 

Coloque em cima de um copo com água, fazendo com que apenas a metade de baixo do caroço fique submersa.

 

Dica: A parte mais pontuda do caroço deve estar para cima (fora da água). Se não, ele não brotará.

 

Agora vem a parte chatinha deste processo. Durante vários dias, muitos dias, você precisará trocar a água do recipiente (que deverá estar em um local bem arejado, que bata sol em algum período do dia). Procure trocar a cada dois ou três dias. Este processo pode durar até 100 dias, conforme um projeto que vimos lá no flickr (veja o álbum aqui)  

 

Você verá que, com o passar dos dias, o caroço ficará enrugado, vai rachar, se abrir e um brotinho vai começar a nascer e crescer para dentro da água, até atingi a base do copo. Neste mesmo período, nascerá um brotinho para fora da água, e você terá que ter cuidado para não machucar nem o broto, nem a raiz.

 

Como plantar abacate a partir da muda que brotou do caroço?

Na hora de plantar, atente-se às seguintes dicas:

  • Abacateiros não gostam de muita água, então, plante em um terreno com muita drenagem ou em vasos, para você conseguir controlar a quantidade de água;
  • Eles gostam de ambientes quentes, então, enquanto forem brotos, não deixe-os em ambientes onde a temperatura fique abaixo de 10 graus.

 

Agora, retire os palitinhos com cuidado e insira na terra já preparada para receber o broto, garantindo que aquela metade que já estava para fora da água fique do lado de fora da terra. Regue diariamente, tomando cuidado para não encharcar e, dentro de alguns anos, você verá os frutos!

plantar abacate com caroço 1 - Como plantar abacate com o caroço

(Fonte: Flickr)

 

plantar abacate com caroço - Como plantar abacate com o caroço(Fonte: Flickr)

 

assinatura equipemara - Como plantar abacate com o caroço

Assine Nossa Newsletter:

Deixe um Comentário