Please assign a menu to the primary menu location under menu

Bem-EstarDestaque Home

Como prevenir a Dengue, Zika e Chikungunya

XO

O tempo de chuva está voltando – ao que tudo indica – e você precisa se proteger contra o mosquito da dengue ainda mais do que antes, já que agora, o aedes aegypti também transmite o vírus Zika e Chikungunya. Neste post você vai descobrir tudo que precisa saber sobre o mosquito e as formas de combatê-lo!

 

Como prevenir a dengue?
 

O primeiro passo é saber como ele é e como se prolifera. o Aedes Aegypti é um pernilongo marrom ou preto com listras brancas pelo corpo e patas. Ele se reproduz em água parada, limpa ou suja (essa informação é relativamente nova), e os ovos podem resistir por muitos meses até que a água volte a encher os recipientes e eles venham a ser incubados. Isso significa que ainda que você encontre um foco de dengue e esvazie o recipiente, sem lavá-lo com água sanitária ou esfregá-lo com bucha, os ovos poderão se desenvolver na próxima chuva.

 

como prevenir a dengue - Como prevenir a Dengue, Zika e Chikungunya

Por isso, é importante que você lave com frequência todos os recipientes que precisam ficar expostos ao tempo com água parada (como, por exemplo, a água dos bichos de estimação). Outros casos, como os pratinhos de vasos de plantas, você pode prenchê-los com areia, que mantém o recipiente úmido, mas não propício para se tornar criadouros de mosquito.

 

Quais os Sintomas da Dengue, Zika e Chikungunya?
 

Os sintomas dos vírus da Dengue, Zika e Chikungunya são semelhantes, mas com intensidades diferentes.  Febre, dor nos olhos, dores no corpo e  articulações e erupções na pele e ínguas estão presente em todos os casos. 

  • Dengue: A febre mais intensa que nos outros casos; a intensidade de Leucopenia e Trombopenia é igual à Chikungunya (e no caso, não é um sintoma do vírus Zika; ínguas e erupções na pele em menor intensidade e é a única que tem hemorragia como sintoma. 
  • Chikungunya: Tem febre alta, mas não tão intensa quanto a dengue; as dores no corpo são mais incidentes, é a única que possui fígado inchado como sintoma, além de conjuntivite branda. 
  • Zika: As erupções na pele são mais incidentes que nos outros casos; a conjuntivite é de grande intensidade e não tem incidência de Leucopenia ou Trombopenia. 

 

como prevenir a dengue2 - Como prevenir a Dengue, Zika e Chikungunya

Elimine o foco de água nos lugares mais inusitados

Até mesmo uma colher virada pra cima, com um pouquinho de água, pode se tornar um criadouro de mosquitos. Por isso, é preciso estar atento aos locais mais inusitados na sua casa e vizinhança. Veja só alguns exemplos:

 

  • Geladeiras antigas que possuem degelo na parte de trás.
  • Tampa de refrigerante virada pra cima
  • Terrenos baldios com entulhos, pneus, lonas e outras “tralhas”
  • Postes de placas sinalizadoras
  • Caixa D’água descoberta
  • Piscina desativada ou sem tratamento
  • Pneus, garrafas destampadas
  • Água acumulada na laje
  • Pote de água dos animais de estimações
  • Calhas entupidas

aprenda a se proteger do mosquito da dengue 1 - Como prevenir a Dengue, Zika e Chikungunyaaprenda a se proteger do mosquito da dengue 2 - Como prevenir a Dengue, Zika e Chikungunyaaprenda a se proteger do mosquito da dengue 3 - Como prevenir a Dengue, Zika e Chikungunyaaprenda a se proteger do mosquito da dengue 4 - Como prevenir a Dengue, Zika e Chikungunyaaprenda a se proteger do mosquito da dengue 5 - Como prevenir a Dengue, Zika e Chikungunyaaprenda a se proteger do mosquito da dengue 6 - Como prevenir a Dengue, Zika e Chikungunya

Agora que você já sabe como prevenir a dengue, combater o mosquito, vem cá dar uma espiada na nossa dica para fazer repelentes naturais e evitar que os pernilongos entrem na sua casa!

evitar pernilongos 2 - Como prevenir a Dengue, Zika e Chikungunya

assinatura equipemara - Como prevenir a Dengue, Zika e Chikungunya

Assine Nossa Newsletter:

5 Comments

Deixe um Comentário