O tempo de chuva está voltando – ao que tudo indica – e você precisa se proteger contra o mosquito da dengue ainda mais do que antes, já que agora, o aedes aegypti também transmite o vírus Zika e Chikungunya. Neste post você vai descobrir tudo que precisa saber sobre o mosquito e as formas de combatê-lo!
Como prevenir a dengue?
O primeiro passo é saber como ele é e como se prolifera. o Aedes Aegypti é um pernilongo marrom ou preto com listras brancas pelo corpo e patas. Ele se reproduz em água parada, limpa ou suja (essa informação é relativamente nova), e os ovos podem resistir por muitos meses até que a água volte a encher os recipientes e eles venham a ser incubados. Isso significa que ainda que você encontre um foco de dengue e esvazie o recipiente, sem lavá-lo com água sanitária ou esfregá-lo com bucha, os ovos poderão se desenvolver na próxima chuva.
Por isso, é importante que você lave com frequência todos os recipientes que precisam ficar expostos ao tempo com água parada (como, por exemplo, a água dos bichos de estimação). Outros casos, como os pratinhos de vasos de plantas, você pode prenchê-los com areia, que mantém o recipiente úmido, mas não propício para se tornar criadouros de mosquito.
Quais os Sintomas da Dengue, Zika e Chikungunya?
Os sintomas dos vírus da Dengue, Zika e Chikungunya são semelhantes, mas com intensidades diferentes. Febre, dor nos olhos, dores no corpo e articulações e erupções na pele e ínguas estão presente em todos os casos.
- Dengue: A febre mais intensa que nos outros casos; a intensidade de Leucopenia e Trombopenia é igual à Chikungunya (e no caso, não é um sintoma do vírus Zika; ínguas e erupções na pele em menor intensidade e é a única que tem hemorragia como sintoma.
- Chikungunya: Tem febre alta, mas não tão intensa quanto a dengue; as dores no corpo são mais incidentes, é a única que possui fígado inchado como sintoma, além de conjuntivite branda.
- Zika: As erupções na pele são mais incidentes que nos outros casos; a conjuntivite é de grande intensidade e não tem incidência de Leucopenia ou Trombopenia.
Elimine o foco de água nos lugares mais inusitados
Até mesmo uma colher virada pra cima, com um pouquinho de água, pode se tornar um criadouro de mosquitos. Por isso, é preciso estar atento aos locais mais inusitados na sua casa e vizinhança. Veja só alguns exemplos:
- Geladeiras antigas que possuem degelo na parte de trás.
- Tampa de refrigerante virada pra cima
- Terrenos baldios com entulhos, pneus, lonas e outras “tralhas”
- Postes de placas sinalizadoras
- Caixa D’água descoberta
- Piscina desativada ou sem tratamento
- Pneus, garrafas destampadas
- Água acumulada na laje
- Pote de água dos animais de estimações
- Calhas entupidas
Agora que você já sabe como prevenir a dengue, combater o mosquito, vem cá dar uma espiada na nossa dica para fazer repelentes naturais e evitar que os pernilongos entrem na sua casa!
5 Comments
Ótimas dicas de prevenção a dengue, muitas pessoas acabam pegando a doença por falta de informações e prevenção, essas dicas vão ajudar muita gente.
Ótimas dicas, parabéns!
Excelente artigo! Todo cuidado é pouco quando se trata de dengue.
Eu venho procurando dicas assim já faz tempo. Ganhou mais uma seguidora!!! 😉 😉 😉
Adorei! Ótimas dicas, práticas e inteligentes! Precisamos aprender a nos proteger! Excelente artigo e muito bem escrito.