Mesmo em espaços com pouca metragem disponível é possível ter plantas e flores dentro de casa. De forma criativa e aproveitando cada centímetro disponível, muitos projetos de decoração feitos por profissionais têm acrescentado cada vez mais a natureza para os espaços interiores. E se você tem dificuldade, nós separamos várias ideias que vão te ajudar!
PARA COMEÇAR…

Antes de você escolher as espécies que gostaria de ter dentro de casa é importante pesquisar sobre os cuidados e manutenção que a planta ou a flor demanda. Se você viaja muito e não tem ninguém para cuidar, prefira as que necessitam de cuidados menos frequentes para manter a plantinha por muito mais tempo.
JARDINS E VARANDAS

Depois de pesquisar as espécies corretas chegou a hora de colocar a mão na massa! O primeiro passo é pensar como aquele espaço será utilizado, se só terá plantas ou será um cantinho de descanso também. Se a segunda opção for a escolhida precisa ter em mente que os móveis escolhidos precisam ser confortáveis e mais: se a área for descoberta precisam ser à prova d’água.




Uma ótima dica para quem mora em casa e não tem um quintal é aproveitar algum cantinho disponível para trazer a natureza para o interior. Você pode até dispor uma rede e deixar o espaço ainda mais aconchegante.

Crédito: Histórias de Casa
Agora se você tem uma varanda, mas é pequena aproveite o espaço vertical. É uma ótima oportunidade para dispor as plantas e flores.

Jardim vertical c/ 2 prateleiras e 6 cachepots green
ONDE COLOCAR?
Se você mora em uma casa que não tem quintal ou em um apartamento que não tem varanda é a hora de explorar a criatividade. O importante é de acordo com cada espécie, trazer luz natural para que cresçam saudáveis. Se você trabalha fora, por exemplo, experimente deixar a cortina aberta para que as plantas possam receber esse alimento tão importante.

Para expor as plantinhas você pode utilizar uma prateleira. Só fique atento em relação ao peso dos vasos e se realmente a mão-francesa é apta para suportar.

Outra ideia bacana é trazer esse jardim suspenso. Aqui foi usado um varão e os ganchos próprios para vaso.

Esses vasos pequenos e em diferentes alturas também são fáceis de encontrar (em lojas de plantas ou home-centers) e ainda ocupam pouco espaço.

QUANDO MOLHAR?
Uma boa dica para quem não sabe a hora certa de molhar as plantas é utilizar um palito de dente, enfiar na terra e ver como ele vai sair. Se tiver úmido ainda não é a hora de molhar, mas se tiver sequinho é o momento certo de aguar as plantinhas.

Até o pegboard entrou na onda! O mais legal é que dá dispor várias prateleiras ou vasos pela superfície.
CUIDADOS IMPORTANTES
Se você tem crianças pequenas ou pets é importante ficar atento com as espécies que podem acabar machucando (no caso de ter espinhos) ou até causar algum efeito negativo se colocar na boca.

Utilize móveis para dispor as plantas: estantes e bancos podem ser uma ótima opção para te ajudar.
FALTA DE ESPAÇO NÃO É DESCULPA

Utilize vasos pequenos que podem ser instalados direto na parede. Não ocupam espaço e ainda preenchem a parede que precisa de algum detalhe.


Olha que ideia legal: você pode utilizar uma forma redonda e colar um plástico resistente cortado no mesmo formato. Depois é só montar o terrário e expor pelas paredes!
Imagens Google e Pinterest
Qual dica você mais gostou? Conta para a gente aqui embaixo! 😊