Please assign a menu to the primary menu location under menu

Guia de Inspiração

APARADORES

aparador-foto-principal

Decorar a casa pode parecer um desafio, mas quando há planejamento e boas escolhas fica mais fácil entender quais são as suas necessidades e como solucioná-las! O aparador ou o buffet são móveis que ajudam na organização ou como apoio. A diferença é que muitas pessoas acreditam que o aparador ou o buffet só podem ser dispostos na sala de jantar, estar ou hall de entrada. Mas, com criatividade é possível levá-los para o quarto ou até mesmo para o banheiro!

Para te contar tudo isso, nós preparamos esse guia com dicas e até modelos e materiais diferentes para você conseguir escolher o que mais vai atender as demandas da sua casa. Vem com a gente!

APARADOR X BUFFET

Tanto o aparador quanto o buffet possuem funções muito semelhantes: servir como suporte dentro do ambiente. A principal diferença é na questão física, já que o buffet é o móvel que conta com portas e gavetas e o aparador geralmente é uma mesa de apoio – que pode ter no máximo gavetas pequenas. Os dois são muito úteis e na hora de escolher vai depender do espaço disponível e da sua necessidade.

Aparador 340x340 - APARADORES

Aparador Quad

Buffet 340x340 - APARADORES

Balcão Buffet2 portas Ecco

QUAL É A FUNÇÃO?

Como a gente sempre defende por aqui no Blog Mara, antes de comprar qualquer móvel é fundamental entender qual é a sua necessidade, em que ambiente será utilizado, além de tirar todas as medidas (do espaço e também do aparador) para que possa ser aproveitado da melhor forma possível.

SALA DE JANTAR

Geralmente aqui é o ambiente onde o aparador é tradicionalmente utilizado. O móvel serve como apoio para a mesa e ajuda a apoiar os utensílios com alimentos e bebidas em dias de receber visitas. Além disso, se você optar por um modelo com gavetas ou portas pode servir também para guardar pratos, copos, talheres e outros objetos utilizados na mesa posta.

HALL DE ENTRADA

O hall de entrada é o primeiro local que os moradores e as visitas se deparam quando chegam na casa. Nesse espaço o aparador pode ser uma demonstração do que representa a personalidade de quem mora ali: pode ser um tipo de flor em cima do móvel, objetos pessoais e decorativos, um porta-retrato ou um objeto que seja uma lembrança de alguma viagem.

SALA DE ESTAR

Como o aparador é uma peça muito versátil, na sala de estar pode ser uma ótima opção para a sala de estar. Inclusive o móvel pode ser uma alternativa para delimitar o ambiente como, por exemplo, se for posicionado atrás do sofá. Mas não se esqueça de levar em conta a circulação do espaço que deve ter disponível pelo menos entre 60 a 70 cm para a passagem.

CORREDOR

O corredor é um cômodo que traz muitas dúvidas na hora de decorar. Mas com boas escolhas é possível aproveitar cada centímetro disponível! Nesse espaço o móvel também pode ser posicionado com objetos decorativos, desde que não atrapalhe a circulação. Se tiver pouco espaço opte por um modelo que tenha uma profundidade menor.

QUARTO

No quarto é importante pensar em um móvel que realmente tenha uma função além da decorativa. Ainda mais se você tiver um cômodo com pouca metragem! Um móvel com gavetas, prateleiras ou nichos pode ser um aliado na hora de organizar sapatos ou objetos em geral. Se você quiser também pode utilizar o aparador como uma escrivaninha para o home-office ou como penteadeira.

BANHEIRO

Essa é uma forma bem criativa para decorar o banheiro: você não precisa necessariamente utilizar um móvel que é destinado a esse espaço, mas pode sim inovar utilizando um aparador com um material diferente ou colorido. Dá um ar cheio de personalidade ao espaço.

DECORE O APARADOR

Decorar o aparador pode depender muito do uso do móvel, do ambiente, da necessidade e do modelo. Se for apenas como um móvel decorativo você pode dispor objetos que complementem o visual do restante do ambiente. Um vaso de flor, porta-retrato, uma luminária ou quadro apoiado. Só não se esqueça que menos é mais, ou seja, evite colocar muitos objetos e com estilos diferentes.

ORGANIZE O MÓVEL

Ter a organização como hábito no dia a dia pode ser uma ferramenta muito importante para manter a rotina mais leve. Para organizar o aparador ou buffet, leve em consideração primeiro os objetos que você vai guardar ali.

Um primeiro caminho para organizar os objetos é setorizar de acordo com o ambiente. Se for na sala de jantar, por exemplo, você pode organizar guardanapos e porta-guardanapos em pequenas caixas para deixar tudo em ordem – pode ser em caixas de acrílico ou se preferir divisórias que você mesmo pode fazer com caixa de papelão.

Já sobre as louças deixe à mão os objetos que são mais utilizados no dia a dia. Os pratos são mais difíceis de organizar – já que pilhas grandes não são muito seguras – e uma ótima forma de solucionar isso é investir em organizadores que ocupam pouco espaço. O mesmo vale para as xícaras! Dá uma olhada:

Já no quarto ou na sala de estar, o aparador ou o buffet pode ficar organizado com gavetas móveis – que podem deixar em ordem pequenos objetos como acessórios de cabelos – ou caixas maiores que podem organizar fotos, cadernos, materiais. O mais importante é setorizar e organizar por assuntos. O mais interessante é que fica muito mais fácil manter no dia a dia.

1 r 1 302x340 - APARADORES

ESCOLHA O MODELO

Depois de entender qual será a função do aparador na sua casa é a hora de escolher o modelo que mais vai se encaixar dentro das suas necessidades. Não esqueça de levar em consideração além das medidas e do espaço disponível, os outros móveis dispostos pelo ambiente. Procure pensar na paleta de cores, opções de materiais ou tipos de madeiras para que tudo fique harmonizado. Confira algumas opções:

MADEIRA

2 1 340x340 - APARADORES

Buffet com 4 portas Lia

MADEIRA E VIDRO

3 1 340x340 - APARADORES

Aparador Sonatta

CROMADO E COM VIDRO

4 1 340x340 - APARADORES

Mesa aparador 323

AÇO E MADEIRA

5 1 340x340 - APARADORES

Aparador com tampo MDP Miranda

VAZADO

6 1 340x340 - APARADORES

Aparador Aquiles

SUSPENSO

7 1 340x340 - APARADORES

Aparador Cacau

COM NICHO

8 2 340x340 - APARADORES

Aparador Ciranda

9 1 340x340 - APARADORES

Aparador Cult

RETRÔ

10 1 340x340 - APARADORES

Aparador Retrô

MÓVEL VERSÁTIL

11 1 340x340 - APARADORES

Aparador Alegria

12 1 340x340 - APARADORES

Aparador Escrivaninha

Imagens: Pinterest e Google

E o que você achou dos usos do buffet ou aparador em outros ambientes? Conta para a gente aqui embaixo 😊

Deixe um Comentário