Please assign a menu to the primary menu location under menu

Decoração

7 erros – e soluções – na decoração de ambientes pequenos

destaque

Muitas pessoas gostam de decorar a casa e deixar tudo bem organizado, mas na prática acabam esbarrando em diversas dificuldades e cometendo – sem querer – erros que não deixam o ambiente conforme o desejado. Para te ajudar nesta missão nós separamos 7 erros que podem ser evitados e demos algumas soluções para você colocar em prática aí na sua casa. Vem com a gente!

1. NÃO TIRAR AS MEDIDAS ANTES DE COMPRAR

Esse é um dos erros mais cometidos para quem vai decorar um ambiente. Antes de qualquer compra é fundamental ter as medidas em mãos. Meça tudo! Paredes, janelas, portas, corredores ou o que tiver disponível por ali. Essa é uma dica importante para que seja feita antes de começar a pesquisar os móveis e objetos que você mais gosta!

Uma opção interessante são sites que você pode incluir as medidas online e o programa vai criar uma planta baixa para você. Assim, quando você for a uma loja ou entrar em algum site é só ver as medidas do que for comprar e avaliar se vai caber ali. É só digitar no campo de pesquisa do google “site para fazer planta baixa” e vão aparecer inúmeras opções.

3 447x340 - 7 erros – e soluções – na decoração de ambientes pequenos

Alguns programas online também oferecem a opção 3D. Desse modo, você consegue visualizar como vai ficar o ambiente quando tiver tudo organizado. É bem simples e intuitivo. E mesmo que você não consiga encontrar um modelo de mesa exatamente igual ao que você quer é só escolher um modelo no site que tenha as mesmas medidas para simular.

2. NÃO PENSAR NA ILUMINAÇÃO

5 3 340x340 - 7 erros – e soluções – na decoração de ambientes pequenos

Muitas pessoas nem sabem, mas a iluminação é fundamental para trazer a sensação de aconchego que o ambiente merece. Mesmo que você more em um imóvel alugado é possível sim buscar alternativas para deixar o cômodo ainda mais iluminado.

6 3 277x340 - 7 erros – e soluções – na decoração de ambientes pequenos

Os trilhos são uma ótima opção e ainda garantem que você direcione o spot para onde quer chamar a atenção.

7 3 465x340 - 7 erros – e soluções – na decoração de ambientes pequenos

Não se esqueça das luminárias que ajudam a arrematar a composição. Para ambientes como sala, quarto e sala de jantar prefira a luz amarela que contribui para a sensação de conforto. Para banheiros e cozinha a luz branca ilumina melhor e é mais indicada.

Spot SPT

Saiba quais os tipos de luminárias e a função de cada uma

3. NÃO LEVAR EM CONSIDERAÇÃO A CIRCULAÇÃO

O sofá coube na sala, a cama é a mais confortável e os armários da cozinha comportam todos os objetos que precisam ser organizados. Mas a dificuldade para passar pela sala é grande, a porta do guarda-roupa nem abre direito e a cozinha parece minúscula. Isso tudo se deve ao fato de que a circulação do ambiente não foi priorizada. Então, a dica é: sempre deixe entre 60 a 70 cm para passagem, isso evita que o cômodo não fique prático.

4. NÃO USAR O ESPAÇO VERTICAL

Muitas pessoas se queixam que não têm muito espaço e que o ambiente acaba ficando desorganizado. Use e abuse das paredes! Prateleiras, nichos, ganchos e outras opções são ótimas para organizar objetos, livros e plantas.

Estante Escada Aquiles, na Marabraz

5. COMPRAR A TV MAIOR DO QUE O NECESSÁRIO

Pode parecer irresistível ter uma TV enorme no espaço. Mas a verdade é que se tiver desproporcional ao tamanho do ambiente pode causar o efeito totalmente contrário ao desejado e acabar ficando desconfortável. Além disso, também pode fazer mal para as vistas ter uma tela tão grande e uma distância tão curta entre a cama ou o sofá.

6. TER MEDO DE INCLUIR CORES

As cores trazem diversos efeitos ao ambiente. Não precisa ter tudo branco ou tons neutros. Se não quer investir em móveis coloridos, aproveite para usar as cores nos objetos decorativos e ter um ambiente cheio de personalidade.

7. COLOCAR ITENS DE DECORAÇÃO EM EXCESSO

Porta-retratos aos montes, objetos decorativos, lembranças de viagens, livros, quadros e muito mais. Por mais que sejam memórias incríveis, aproveite para filtrar e ver o que mais combina entre si. O restante você pode guardar e ir alternando conforme for enjoando. É uma ótima alternativa.

Imagens: Google e Pinterest

Qual dica você mais gostou? Conte para a gente aqui embaixo!

Deixe um Comentário