Please assign a menu to the primary menu location under menu

DecoraçãoDestaque Home

Decoração para festa Junina

decoracao-festa-junina-2

– Por Ana Medeiros, do Blog A Casa que a Minha Vó Queria

 

Moro no Nordeste e falar de festas juninas é imensamente prazeroso. Escrevo esse post na véspera de São João, logo mais teremos fogueiras nas calçadas dos vizinhos, bandeirolas presas nos postes enfeitando as ruas e crianças soltando estrelinhas (Um tipo de fogos) por todos os lugares.O clima é como se fosse véspera de natal, onde quem domina a culinária na família encontra-se agora preparando o bolo de milho, a pamonha, a canjica, o pé de moleque.

 

Daí pensando direitinho em todas as festas que são mais populares pelas bandas de cá, obviamente fiquei na dúvida se prefiro carnaval ou as festas juninas, e apesar de gostar demais da folia e da alegria da festa logo no início do ano, é em Junho que realmente o coração fica quentinho e a casa do jeito que gosto.

 

A origem das festas juninas? Apesar de ser uma festa bastante regional, ela ceou aqui com influencias europeias. O surgimentos das festas juninas se deu ainda no período pré-gregoriano como uma comemoração paga, à grande fertilidade da terra, às boas colheitas, Essas festas eram conhecidas como Joaninas e receberam esse nome para homenagear João Batista, primo de Jesus. Por esse motivo, passou a ser considerado uma comemoração da igreja católica, que também resolveu homenagear outros dois santos:Santo Antonio e São Pedro.

 

Aqui no Brasil não foi difícil que os índios e negros se adaptassem rapidinho a essa festa, já que eram muito parecidas com as de suas culturas, e especialmente no Nordeste onde se enraizou e se tornou ainda mais popular.

 

Pra esse post em clima de forró pé de serra, trouxe algumas ideias lindas pra vocês, até porque as festas continuam ainda durante algumas semanas no mês de Julho e a parte gastronômica é de encher a boca d’água.

 

Vamos as ideias para decorar uma mesa temática? Fiz também uma lista de receitinhas deliciosas para essa época (Sim, esqueçam regime, hahahahaha).

 

– Munguzá ou canjica no copinho de cachaça vestido com tecido lindo.

decoracao festa junina - Decoração para festa Junina

Santinhos colados no palito decorando pedaços de bolo.

decoracao festa junina 1 - Decoração para festa Junina

Use e abuse de bandeirinhas também de tecido na decoraçao da mesa, chapéu de palha e muita chita!!!

decoracao festa junina 2 - Decoração para festa Junina

E pode cupcake? Sim! Nem ele escapa!!!

decoracao festa junina 3 - Decoração para festa Junina

Pipooooooca!!!!

decoracao festa junina 4 - Decoração para festa Junina

Pé de moleque doce de leite, saquinhos plásticos, fitas coloridas e santinhos!

decoracao festa junina 5 - Decoração para festa Junina

Potinhos de vidro com tecido xadrez e mini chapeuzinho de palha.

decoracao festa junina 6 - Decoração para festa Junina

Receitas deliciosas que voce tem que fazer, vai por mim:​

 

– Munguzá com coco queimado

 Pao de milho

– Paçoquina de colher

– Bolo Curros

– Canjica

– Cuscuz Pernambucano

– Pudim de milho

 

 

Músicas para embalar as noites de Junho e Julho? Também temos!  Além do rei do baiao, Luiz Gonzaga e do Trio Nordestino, temos as milhares da bandas de forró universitário e muitos cantores sertanejos. Montei aqui uma lista com as minas sugestoes, espero que gostem:

 

Ola pro céu – Luiz Gonzaga

O de casa – Luiz Gonzaga

Preciso do teu sorriso – Domiguinhos

Forró pesado – Trio Nordestino

Fogueira Jorge e Matheus

Xote dos milagres – Fala Mansa

Pé de Calçada – Mestre Ambrósio

Recaídas – Henrique e Juliano

É boi – Avioes do Forró

A Linda das mais lindas – Avioes do Forró

 

É isso pessoal, aproveitem as noites mais frias do ano nesse clima bom e animado das festas. Volto loo mais com novidades =)

 

 

Fonte das: Pinterest

assinatura ana - Decoração para festa Junina

 

Assine Nossa Newsletter:

Deixe um Comentário