Please assign a menu to the primary menu location under menu

Guia de Inspiração

Cômodas

comoda-guia-inspiracao

As cômodas são móveis versáteis e que contribuem auxiliando na decoração, organização e funcionalidade do espaço. De forma geral usualmente são dispostas nos quartos, mas podem também ser incluídas em outros ambientes. Para te ajudar a escolher o melhor modelo nós aqui do Blog Mara preparamos um guia de como utilizar as cômodas de formas criativas. Vem com a gente!

IDENTIFIQUE A SUA NECESSIDADE

2 5 227x340 - Cômodas

Antes de comprar uma cômoda ou qualquer outro móvel é fundamental entender quais são as suas necessidades! Se vai ser para o quarto pense em quais objetos vai guardar ali. Se é para o quarto das crianças procure pensar de que forma será utilizado. Ou se é para outro ambiente da casa como o móvel vai poder ajudar os moradores. Refletindo sobre isso você vai conseguir definir se é melhor um móvel com prateleiras, com gavetas ou com portas, dependendo do tamanho das coisas que for guardar ali.

SEM MEDIDAS, NADA FEITO

3 5 227x340 - Cômodas

Não tem nada mais frustrante para quem vai comprar um móvel ou um objeto e descobrir ao chegar em casa que está menor ou maior do que precisa e gostaria. Portanto, dedique um tempo para tirar as medidas disponíveis no ambiente e depois avaliar com o modelo que você quer comprar.

4 5 226x340 - Cômodas

NO QUARTO

5 5 227x340 - Cômodas

Aqui foi pensado um móvel planejado, mas se você for comprar um móvel modulado pode comprar uma cômoda e instalar uma prateleira na mesma altura para dar a sensação de continuidade!

6 5 227x340 - Cômodas

Neste quarto também vale essa mesma dica, mas não se esqueça de observar exatamente as medidas necessárias!

7 5 233x340 - Cômodas
8 7 - Cômodas

As cômodas também podem ocupar o espaço dos criados-mudo. Observe bem as medidas disponíveis conforme recomendados anteriormente. Se você preferir, opte por uma peça um pouco mais baixa para poder colocar uma luminária ou ter objetos à mão quando quiser.

9 6 340x340 - Cômodas

Olha aqui como a dica de ter dois móveis com materiais, altura e cores diferentes também funciona.

10 5 465x340 - Cômodas
11 7 465x310 - Cômodas

No quarto das crianças você pode investir em uma peça que possa ser adaptada e utilizada por muitos anos acompanhando o crescimento dos pequenos! E se for investir em uma peça na hora de montar os quartos dos bebês não se esqueça de levar alguns pontos em consideração. O primeiro de todos é: qual é realmente a sua necessidade? Ter isso em mente vai te ajudar a pensar o que tem que estar sempre à mão na chamada cômoda fraldário.

Se você não tiver muito espaço para outros móveis, aproveite para escolher uma cômoda que você possa organizar muito mais que fraldas, acessórios para auxiliar na troca ou macacões. Leve em consideração se não vale a pena investir em um modelo com porta, para você guardar roupinhas que vão ser utilizadas lá na frente, mas o bebê já ganhou e não cabe no guarda-roupa, por exemplo!

Ou ainda se modelos com prateleiras podem ajudar a deixar a organização em dia!

11 a 227x340 - Cômodas

NA SALA

12 7 226x340 - Cômodas

A cômoda foi direto para a sala e ajuda na organização de objetos que precisam estar sempre à mão e ainda ajuda a preencher o espaço necessário. Uma grande vantagem de ter a peça neste ambiente é que, geralmente a cômoda possui muito mais espaço disponível que um aparador, ou seja: estilo, organização e decoração em um móvel só.

13 4 227x340 - Cômodas

Logo na entrada, a cômoda cumpre muito bem o papel de aparador ou buffet! Só não esqueça que é um local de passagem e geralmente dispõe de poucas metragens disponíveis. Se este for o seu caso, prefira um modelo que tenha um tamanho menor e que ofereça pelo menos 70 cm de circulação. O objetivo de utilizar esse móvel e de decorar e otimizar o ambiente, mas não de deixar a sensação visual de aperto.

CANTINHO DO CAFÉ OU BAR

13 5 227x340 - Cômodas

Seja para o cantinho do café ou do bar, a cômoda também é uma ótima pedida! Assim as gavetas ou portas podem acomodar taças, xícaras e objetos necessários para preparar as bebidas.

14 5 227x340 - Cômodas

NO BANHEIRO

15 5 274x340 - Cômodas

Sim! Você pode substituir os tradicionais móveis por cômodas antigas, com uma demão de cor diferente para destacar e ainda ter lugar extra para guardar objetos de higiene.

16 5 227x340 - Cômodas
17 5 242x340 - Cômodas

NA COZINHA

18 6 255x340 - Cômodas

E se pode na casa inteira, inclusive no banheiro, é porque pode também na cozinha! Se você quiser, a cômoda pode cumprir papel de ilha e você também pode instalar rodízios no lugar dos pés para movimentar com mais facilidade.

19 4 227x340 - Cômodas
20 4 239x340 - Cômodas

HORA DO ESTILO

Por fim, depois de identificar as suas necessidades, ter as medidas disponíveis em mãos e saber em qual ambiente vai utilizar é a hora de definir qual modelo que mais te agrada. Se você seguiu os primeiros passos e sabe exatamente o que precisa agora é a hora de pensar no material, na cor ou no estilo:

PENSE NA COR

Sem um projeto pronto, não existe a cor certa, mas sim o que é mais importante para você. Nós sempre defendemos por aqui a importância de montar a sua paleta de cores antes de pensar num ambiente. Se ele já está montado e você pretende comprar um móvel para complementar a organização do espaço, pense nas cores que já têm disponíveis no cômodo. Se já tiver um tapete azul e branco, por exemplo, pode tentar buscar um móvel que tenha uma dessas cores para combinar. Isso também vale para objetos decorativos, almofadas, mantas, entre outros.

Um modelo com tons neutros é menos fácil de você não enjoar e mais fácil de combinar, caso precise mudar o restante. No entanto, móveis coloridos trazem mais personalidade e se você enjoar é só pintar, adesivar ou utilizar a sua criatividade para ter uma nova versão.

MODERNA

Geralmente são os modelos com linhas mais retas! Uma vantagem é que o espaço acaba sendo mais bem aproveitado.

21 4 340x340 - Cômodas

Essa é a Nápoles, aqui da Marabraz

Uma dica legal é investir nas cômodas para serem utilizadas como sapateiras. As gavetas podem acomodar sapatos sem saltos e nas portas que têm prateleiras você pode utilizar organizadores ou caixas transparentes para dispor as peças otimizando ainda mais o espaço!

21 a 340x340 - Cômodas

E por falar em otimizar o espaço, a cômoda pode cumprir vários papéis ao mesmo tempo! Pode ser sapateira, guardar objetos menores, roupas dobradas nas gavetas, ter um espelho e ainda servir como suporte para a TV. O modelo Albatroz está disponível aqui na Marabraz

22 5 340x340 - Cômodas

Modelo Fraldário Cléo

RETRÔ

22 a 227x340 - Cômodas

Em alta na decoração, o estilo retrô é aquele em que peças atuais são produzidas ao estilo antigo de uma determinada época. Se o seu objetivo não é deixar o ambiente completamente caracterizado com um ano específico, você pode mesclar com outras peças e outros estilos.

22 b 223x340 - Cômodas

Uma boa dica é também investir em uma peça colorida que ajuda a quebrar a seriedade do ambiente. Além disso, ajuda a trazer personalidade ao espaço, de acordo com o perfil dos moradores!

23 4 340x340 - Cômodas

Cômoda Infantil com duas portas Retrô

24 3 340x340 - Cômodas

Cômoda Trento

E já que esse modelo já vem com espelho, a nossa sugestão é você investir em um banco bem moderno para deixar ao lado. Isso vai te ajudar desde a hora de colocar um sapato ou também de utilizar o móvel como penteadeira.

Se você tiver um móvel por aí dando sopa, uma dica legal é dar uma carinha nova para a peça. Uma forma simples e rápida é trocar os puxadores das gavetas ou das portas por uns bem estilosos!

24 a 333x340 - Cômodas

Ou você também pode investir em um adesivo vinílico para instalar nas gavetas e ter um móvel completamente diferente.

24 b 239x340 - Cômodas
24 c 227x340 - Cômodas
24 d 224x340 - Cômodas
25 3 340x340 - Cômodas

Cômoda PO200

ROMÂNTICA

O estilo romântico é marcado por peças que remetem à suavidade, estampas florais ou design delicado. Assim como no estilo retro, você não precisa necessariamente investir em todas as peças com o mesmo estilo. E já que a cômoda pode cumprir – e muito bem – o papel de sapateira, criado-mudo, suporte para TV, entre outras, essa é uma ótima forma de marcar o estilo do ambiente com base no design da peça.

26 2 340x340 - Cômodas

Cômoda com três gavetas Florença

Uma dica legal é pensar na paleta de cores do ambiente e selecionar uma das cores para a peça. Se você prefere tons mais neutros, pode também investir em objetos mais coloridos para decorar o espaço.

27 2 340x340 - Cômodas

Cômoda Classic

Agora dá uma olhada no mesmo móvel, mas com uma cor diferente:

28 2 340x340 - Cômodas

Parece até outra peça completamente diferente, né?

CLÁSSICA

As cômodas clássicas são ótimas opções para quem prefere uma decoração mais clean e tradicional. Mas, isso não significa que os modelos precisam ser apenas brancos ou pretos. Você pode sim investir em peças coloridas, mas a dica é: se a base for neutra o móvel colorido pode ser o centro das atenções. Se a base já tiver cor, invista uma peça na mesma cor ou em um tom mais neutro!

29 2 340x340 - Cômodas

Cômoda Grand Selena

30 2 340x340 - Cômodas

Cômoda Moka

Imagens: Pinterest e Google

Deixe um Comentário