Please assign a menu to the primary menu location under menu

DecoraçãoOrganização

10 dicas para decorar ambientes pequenos

dicas-ambientes-pequenos

Com o passar dos anos os imóveis acabaram ficando cada vez menores! E junto com a metragem reduzida veio também a dúvida: como guardar tudo, decorar e não deixar com aspecto visual bagunçado? Se você também passa por isso, nós separamos 10 dicas para você deixar a sua casa impecável mesmo com pouco espaço.

1. É A HORA DE DESAPEGAR

2 4 255x340 - 10 dicas para decorar ambientes pequenos

Mesmo que você tenha um projeto de decoração em mãos é bem possível que se tiver muita coisa acumulada não vá conseguir organizar. Então, comece fazendo um filtro por setores. Por exemplo: se você gosta de ler e tem muitos livros priorize aqueles que você realmente se programou para ler ou precisa guardar. Se já leu é hora do livro seguir adiante e passar seu conhecimento para outra pessoa. Doe!

Isso também vale para roupas, sapatos e acessórios que estão guardados, e muitas vezes você nem lembra que existem pois não consegue vê-los no dia a dia. Uma dica bem legal é reservar um dia para montar looks com as peças que você realmente usa, fotografar e deixar em uma pasta no celular. Além de manter realmente o que vai ser utilizado, ainda pode te ajudar nos dias em que você tiver sem inspiração para combinar as peças entre si e aí é só você rever as fotos que fez.

E na cozinha geralmente acontece um acúmulo de objetos que não são usados. Eletroportáteis que foram comprados e são pouco funcionais, potes aos montes, copos que são brindes de eventos acumulando poeira. Aqui também vale o mesmo princípio de ficar com o que realmente é utilizado no dia a dia. O que não está sendo aproveitado poderá ser feliz em outro lar. 😊

2. ABUSE DO ESPAÇO VERTICAL

3 4 245x340 - 10 dicas para decorar ambientes pequenos

Muitas vezes o ambiente é pequeno e a gente fica quebrando a cabeça para tentar encaixar tudo e até parece que a nossa casa se torna um grande (ou pequeno, neste caso) quebra-cabeça. Mas, você já parou para pensar em explorar as paredes da casa? As prateleiras e os nichos podem ser importantes aliados.

Uma boa estante também pode servir como divisória entre os ambientes pequenos. Só fique atento nesse caso para evitar o aspecto visual de bagunça com tantos objetos coloridos e livros expostos nos móveis. Tudo com equilíbrio!

3 a 340x340 - 10 dicas para decorar ambientes pequenos

Estante com doze nichos Caracol

3. TEM QUE TER ESPAÇO PARA PASSAR

4 4 252x340 - 10 dicas para decorar ambientes pequenos

Você mora em uma casa onde é difícil de circular sem esbarrar em nada? Na arquitetura existe um princípio de manter ao menos 60 cm entre um móvel e outro no espaço de circulação. Ou seja, se tem alguém sentado na cadeira da mesa de jantar com essa distância é possível passar com mais tranquilidade.

Entre a cama e o guarda-roupa, por exemplo, você consegue abrir a porta com folga e evita de estragar o móvel batendo no criado-mudo ou no que estiver na frente. Isso também vale para o seu sofá se ele for retrátil e estiver aberto: entre o assento e o rack ou estante alguém deve conseguir passar. Pensar nisso ajuda a dar a sensação de que o espaço é maior!

4. MÓVEIS FUNCIONAIS

5 4 225x340 - 10 dicas para decorar ambientes pequenos

Sabe aquela mesa que serve para as refeições e para o home-office? Ou aquele banco que atua como mesa lateral no dia a dia, mas pode ser um assento extra quando as visitas chegam? A cama que tem divisória embaixo? Então… Invista em móveis que tenham mais de uma função e aí já fica muito mais fácil de otimizar o espaço por completo.

5 a 340x340 - 10 dicas para decorar ambientes pequenos

Bancada de estudo Lilac

5. E AS CORES?

6 5 267x340 - 10 dicas para decorar ambientes pequenos

Muitas cores e muita misturas podem acabar diminuindo o espaço por completo. A nossa dica é: invista em cores mais neutras nas paredes e acabamentos. Os tons mais coloridos podem ficar por conta dos objetos. Uma outra alternativa é eleger uma parede apenas para receber um tom um pouco mais forte e ser o destaque da casa. E para alongar ainda mais as paredes visualmente você pode investir em uma pintura de meia parede mais próxima ao teto.

6. ESPELHO, ESPELHO MEU

7 4 338x340 - 10 dicas para decorar ambientes pequenos

Um bom espelho é uma dica interessante para quem precisa trazer a sensação de amplitude ao ambiente. Se for ficar muito fora do seu orçamento invista em uma peça que tenha uma moldura ou um formato diferente (hexagonal, redondo, triangular, por exemplo). Assim a atração do espaço vai ser essa peça e quando a pessoa olhar terá uma visão duplicada do espaço.

7. EVITE O EXCESSO DE TECIDOS

8 4 340x340 - 10 dicas para decorar ambientes pequenos

Cortinas muito volumosas, tapetes muito altos, muitas almofadas no sofá… Tudo isso pode trazer a sensação de que o espaço está muito preenchido, o que não é muito bom para ambientes menores. Procure um tapete que seja mais baixo, menos almofadas, tecidos mais lisos e sem muita textura.

8 a 259x340 - 10 dicas para decorar ambientes pequenos

Tapete Herat

8. MANTENHA A ORDEM

9 4 227x340 - 10 dicas para decorar ambientes pequenos

Caixas organizadoras, prateleiras para organizar copos e pratos, cestos e gaveteiros podem ser seus aliados! Setorize tudo e organize de forma que fique fácil o acesso na hora que você precisar de qualquer coisa. Se os organizadores forem ficar à mostra procure investir em peças com a mesma cor para manter uma unidade visual. E as roupas que não estão sendo usadas nessa estação ou edredons no verão, por exemplo, podem ser guardados em sacos que retiram o ar e você vai ganhar um espaço significativo.

9 a 340x340 - 10 dicas para decorar ambientes pequenos

Caixa organizadora Linho

9. ILUMINAÇÃO AO SEU DISPOR

10 4 272x340 - 10 dicas para decorar ambientes pequenos

Se for possível ter uma boa iluminação natural é de grande valor principalmente em ambientes pequenos. Mas se não for possível procure investir em luminárias que vão trazer a sensação de aconchego que a sua casa merece!

10. APROVEITE O CORREDOR

11 4 227x340 - 10 dicas para decorar ambientes pequenos

Muitas vezes a gente acaba nem lembrando muito dele, mas uma estante com uma profundidade pequena e que não atrapalhe a circulação pode ajudar e muito com objetos menores, livros e caixas organizadoras livrando espaço da sala de estar, do quarto e até da sala de jantar que não cabe um buffet de apoio, por exemplo.

Veja também erros e acertos na decoração de ambientes pequenos.

Imagens Google e Pinterest

Qual ideia você mais gostou? Conta para a gente aqui embaixo! 😊

Deixe um Comentário