Com tantas estilos de decoração é comum que muitas pessoas não saibam a diferença entre eles, e surgem as dúvidas de como combinar objetos, cores e móveis. Ter um estilo de decoração é muito importante para conseguir definir um ponto de partida, no entanto, você pode misturar mais de um e ter uma casa cheia de personalidade.
Portanto, uma dica legal é usar uma paleta de cores única, definir algumas estampas e texturas. Por exemplo: você pode ter uma casa com estilo moderno e alguns móveis com pés-palito que lembram o estilo retrô. Ou ter uma casa com o estilo industrial e algumas almofadas floridas – que são marcantes no estilo romântico.
Para te ajudar nessa missão, nós aqui do Blog Mara, decidimos reunir as principais informações, referências e dicas de produtos para mostrar as características de cada estilo.
RETRÔ
O estilo retrô é inspirado na decoração do passado, ou seja, uma releitura principalmente das décadas 50,60 e 70. Para colocá-lo em prática você não precisa transformar o ambiente inteiro, mas investir em peças, estampas ou cores que ficaram em alta em uma determinada época. Esse estilo não é a mesma coisa que vintage (aqui é quando peça que é realmente daquela época foi conservada e disposta na decoração atual), mas sim quando um objeto é inspirado numa peça do passado.

Um dos elementos marcantes no estilo retrô são os móveis feitos com pés-palito que possuem um formato semelhante ao cone e foram muito utilizados ao longo dos anos 50 e 60.


INDUSTRIAL
O estilo industrial nasceu em Nova Iorque quando os galpões de antigas fábricas foram sendo transformados em lofts residenciais. Os espaços amplos, com bastante iluminação natural, tijolinho, concreto, pendentes e vigas aparentes são referências bem marcantes nesse estilo.




MODERNO
Uma palavra que define bem o estilo moderno é clean. Linhas retas, espaços com circulação ampla e cores mais neutras são características bem marcantes na decoração moderna. Atende ao gosto de muitas pessoas e apesar do nome não necessariamente representa os estilos atuais – este é o contemporâneo –, mas sim à época modernista, no início do século XX.



AMERICANO
O estilo americano reflete o design dos imóveis dos Estados Unidos e que costuma ser muito copiado. Neste estilo os espaços amplos, aconchego, iluminação natural, integração dos ambientes e funcionalidade são atributos que marcam a decoração americana. A madeira e tapetes também costumam estar presentes.


RÚSTICO
O estilo rústico, apesar de ser conhecido pelas casas de campo, também pode ser reproduzido nos centros urbanos. Elementos naturais como a madeira, pedra, metal, entre outros podem estar presentes, assim como as estampas com flores, xadrez e listras. Peças feitas à mão e artesanatos também são muito bem-vindos.


ORIENTAL

Harmonia, equilíbrio e significado são palavras que pautam o estilo oriental que nos últimos anos invadiu a decoração das casas no ocidente. Os móveis geralmente possuem uma estrutura um pouco mais baixa e uma iluminação aconchegante! Tapetes coloridos e com estampas diferentes também são marcantes no estilo oriental.

PROVENÇAL
O estilo provençal é inspirado na região Provence, localizada no sul da França. Móveis com curvas, flores e tons neutros são características desse estilo. Quem prefere uma decoração mais romântica esse é o estilo que mais imprime delicadeza.

Guarda-roupa infantil Provençal

Edredom Kit Esmeralda solteiro
COLONIAL
O estilo colonial nasceu com a mistura entre o estilo da elite europeia – que colonizou inúmeros países – e a cultura local. O objetivo principal era trazer conforto para as suas casas nos países colonizados. Móveis de madeira e elementos presentes no estilo rústico, se misturam com peças de porcelanas diferentes, rendas elegantes, proporcionando beleza e conforto.

Aparelho de jantar 20 peças Brasil Colonial
Imagens Google e Pinterest
Qual estilo você mais gosta? Conte para a gente aqui embaixo!