Please assign a menu to the primary menu location under menu

Destaque HomeOrganização

Férias escolares em casa x organização. O que fazer?

ferias-escolares-em-casa-1

– Por Isabela Kastrup, do blog Arrumadíssimo

 

Férias escolares chegando, hora de repensar a sua rotina, a rotina da casa e, principalmente, a rotina dos filhos. Se for possível programar uma viagem e conciliar as suas férias com as férias da criançada, maravilha, isto seria a SOLUÇÃO ideal, não é mesmo?

 

ferias escolares em casa 2 - Férias escolares em casa x organização. O que fazer?

Como nem sempre isso é possível, será necessário SIM mudar a rotina e se organizar com certa antecedência. A hora é agora, acredite!

Justamente por isso, hoje eu selecionei algumas dicas para nos ajudar (ops, eu também estou nessa, rs!) a manter a serenidade e a ordem na casa e na vida durante as férias escolares.

1- Aceite ajuda!

Caso você trabalhe fora e tenha filhos pequenos, vai precisar SIM de uma mãozinha amiga. Contrate uma ajudante temporária ou chame os avós, tios e até as suas amigas que tiverem disponibilidade e disposição para ajudar a manter a criançada ocupada.

 

ferias escolares em casa 3 - Férias escolares em casa x organização. O que fazer?

2-Atividades para os pequenos!

Pesquise atividades que os seus filhos possam fazer fora de casa, cursos,  aulas extras como aulas de música, futebol, dança, artes  e outras que interessem os seus filhos.  Assim, além deles se divertirem, a rotina da casa não mudará tanto.

 

ferias escolares em casa 4 - Férias escolares em casa x organização. O que fazer? ferias escolares em casa 5 - Férias escolares em casa x organização. O que fazer?

*Colônias de férias são ótimas aliadas nessa hora. Muitas delas servem refeições e oferecem um horário quase integral. Apenas pesquise muito antes de sair colocando o seu filho em qualquer colônia de férias. Avalie a questão da segurança, das atividades oferecidas, higiene, alimentação, instalações e custo X benefício.

 

ferias escolares em casa 6 - Férias escolares em casa x organização. O que fazer?

3-Envolva a criançada nas atividades da casa!

Se a ideia da Colônia de férias e cursos extras não te agradar, então o jeito é envolver os filhos na rotina da casa e matê-los  sempre ocupados. Mas como fazer isso? Por onde começar?

* Estipule tarefas de acordo com a idade de cada um- Crianças a partir de 4/ 5 anos podem muito bem ajudar a arrumar a própria cama e manter a organização do quarto. Ensine com calma e faça com que esta tarefa se torne um prazer e não uma simples obrigação.

Mostre como é importante cuidar das próprias coisas. Faça com que eles se sintam importantes ao realizarem esta tarefa.

ferias escolares em casa 7 - Férias escolares em casa x organização. O que fazer?

* Valorize os acertos, parabenize e sempre comemore a finalização da tarefa. Dessa forma, você estimulará cada vez mais a criançada, que se sentirá importante, capaz e motivada. Só isso faz uma diferença e tanto, pode apostar!

* Deixe que a criançada brinque à vontade e faça bagunça, afinal de contas, eles estão de férias, não é mesmo? E férias são praticamente sinônimos de bagunçar, passear, se divertir, brincar e brincar muito, mas tudo sem exageros para não chegar a este ponto, rs!

ferias escolares em casa 8 - Férias escolares em casa x organização. O que fazer?

* Apenas imponha regras e limites- Por exemplo, a bagunça poderá ser feita no quarto ou na sala, mas todos os brinquedos devem voltar para os seus respectivos lugares, logo após o término das brincadeiras.

 

ferias escolares em casa 9 - Férias escolares em casa x organização. O que fazer? ferias escolares em casa 10 - Férias escolares em casa x organização. O que fazer? ferias escolares em casa 11 - Férias escolares em casa x organização. O que fazer?

*Crianças costumam adoram tarefas, elas se sentem importantes com isso.

Elas podem ajudar a colocar  e tirar a mesa do almoço ou do jantar, mas apenas os jogos americanos e acessórios que não apresentem nenhum risco, como copos de vidro e facas. Elas ainda podem dar uma mãozinha na hora de secar a louça, tudo de um jeitinho bem divertido e com uma finalidade: ensinar desde cedo os filhos a importância de ajudar os pais na manutenção da casa.

 

ferias escolares em casa 12 - Férias escolares em casa x organização. O que fazer?

*Caso tenha crianças um pouco mais velhas em casa, tire um tempinho para ensiná-las a separar o lixo e explicar sobre a importância da reciclagem.

 

ferias escolares em casa 13 - Férias escolares em casa x organização. O que fazer?

Envolva a criançada no preparo dos alimentos também. Por que não?

 

ferias escolares em casa 14 - Férias escolares em casa x organização. O que fazer? ferias escolares em casa 15 - Férias escolares em casa x organização. O que fazer?

Elas podem ajudar a escolher o cardápio da semana, ou então, fazer alguma receita mais simples, como um bolo, lavar e montar as verduras na salada, escolher os ingredientes da sopa etc.

Use a criatividade de um jeitinho que tudo se transforme em uma brincadeira super divertida!

ferias escolares em casa 16 - Férias escolares em casa x organização. O que fazer?

*Agora se os seus filhos são pré- adolescentes ou adolescentes, este é o momento ideal para colocar ordem de uma vez por todas nos armários e no quarto. Faça com que eles descartem as peças que não usam mais, reorganizem o armário e também o material escolar. Nessa idade, eles podem e devem ajudar na rotina diariamente para manter a organização e limpeza da casa.

 

ferias escolares em casa 17 - Férias escolares em casa x organização. O que fazer?

*Estipule tarefas de forma equilibrada e justa, levando em conta também que o momento deles é de aproveitar, reunir os amigos, passear, descansar e se divertir muito.

Mesmo com essas diquinhas (eu não vou te enganar, rs!) ainda assim você sentirá uma mudança grande na organização e andamento das coisas. O jeito é relaxar e tentar aproveitar ao máximo essas horinhas a mais com os filhos em casa, tornando o momento divertido e inesquecível.

As férias passam rápido e logo logo tudo voltará ao normal, então ensine, aprenda, curta e não se estresse jamais!

Carpe Diem e boas férias escolares para todos!

Bj bj bj

Créditos imagens: Rcrecreacao / Blog da Lu / Carinho a cada passo / Mensageiro RP /  Camilla Qualo/ Na Pracinha / Mama.uau / M de mulher /  Mil dicas de mãe / Baby Smiles / Eu achei primeiro / Patricia damico / Pinterest

assinatura isabela - Férias escolares em casa x organização. O que fazer?

Assine Nossa Newsletter:

2 Comments

Deixe um Comentário