Please assign a menu to the primary menu location under menu

Bem-EstarDecoração

Mais de 10 ideias para decorar quarto pequeno

decoracao-quarto-pequeno-compressor

Você já parou para pensar que o quarto é um dos ambientes mais importantes da casa? É ali que a gente relaxa, recarrega as nossas energias e se prepara para um novo dia começar.

Se este cômodo não está organizado ou com a sua cara fica muito mais difícil para você descansar. Agora se a desculpa é porque tudo é muito pequeno e não comporta todos os seus pertences, a gente resolveu reunir por aqui dicas que vão te dar uma mãozinha para repensar sobre isso.

Quarto, cozinha, sala ou qualquer outro ambiente da casa, quando há pouca metragem disponível é sempre um desafio que exige bastante criatividade na hora de decorar. Mas dá só uma olhada nas ideias que podem ajudar a decorar o quarto da família inteira.

QUARTO DE CASAL

A decoração do quarto do casal deve representar o estilo dos dois. Antes de começarem a decorar vale a pena bater um papo e fazer uma lista do que é importante para cada um e o que também podem abrir mão. Assim, fica muito mais fácil alinhar a expectativa e não ter surpresas.

2 217x340 - Mais de 10 ideias para decorar quarto pequeno

Olha só esse quarto! O espaço disponível é mínimo, mas foi muito bem pensado e distribuído. Aproveite para utilizar bastante luz natural, que ajuda a dar uma sensação de aconchego e também deixa o quarto muito mais arejado.

No caso de ambientes bem pequenos, invista em uma cama-baú. Esta é uma ótima forma de organizar melhor o espaço e guardar objetos que não são tão utilizados no dia a dia. Você pode guardar edredons em sacos à vácuo e colocar ali, roupas de frio que são menos usadas, caixas com fotos, entre outros objetos.

2 a 465x324 - Mais de 10 ideias para decorar quarto pequeno

Cama Box Casal Baú Bipartido King

Aproveite para organizar tudo em caixa e com etiquetas para ficar mais fácil de encontrar. Uma dica legal é até tirar uma foto e guardar no celular.

2 b 465x285 - Mais de 10 ideias para decorar quarto pequeno

Caixa Organizadora Linho Verde

Móveis baixos também são uma forma de evitar que o quarto fique com a sensação de aperto. Se couber, um móvel-baú também pode ser uma forma de acomodar os sapatos e ainda garantir um espacinho para se arrumar.

3 287x340 - Mais de 10 ideias para decorar quarto pequeno
3 a 465x311 - Mais de 10 ideias para decorar quarto pequeno

Baú Bucareste

Aproveite a superfície vertical e instale prateleiras para guardar objetos menores. Se tiver muita coisa aproveite e invista em caixas com a mesma identidade para não dar a sensação de ‘bagunça’.

Vale a pena também optar por móveis funcionais, que realmente não foram programados para aquele ambiente, mas que podem quebrar um galho na hora de decorar, principalmente em ambientes menores.

6 237x340 - Mais de 10 ideias para decorar quarto pequeno

Se vocês optarem por ter uma televisão e a circulação for ficar prejudicada com um móvel, invista em um painel que vai acomodar o eletrônico e ainda esconder os fios soltos.

7 272x340 - Mais de 10 ideias para decorar quarto pequeno

Uma ideia para dispor o guarda-roupa sem prejudicar a passagem é optar por um modelo com menos portas e uma parte na parede superior, em cima da cama. E para completar: menos é mais. Evite o excesso e doe o que não está usando.

Por fim, se for necessário encoste a cama na parede. Pode ser uma forma de aproveitar melhor o espaço disponível.

10 272x340 - Mais de 10 ideias para decorar quarto pequeno

QUARTO DE SOLTEIRO FEMININO

Ter um quarto bem confortável pode ser também parte de ter uma boa qualidade de vida. Mas antes de começar a decorar faça uma separação sobre o que vale a pena guardar, o que realmente usa e o que não está sendo utilizado pode ir para a doação e ajudar quem realmente precisa.

Depois de fazer essa separação é importante entender o que é fundamental para o seu projeto: uma escrivaninha, uma penteadeira, lugar para livros ou para sapatos. Só assim você vai conseguir distribuir melhor o espaço para cada coisa.

Mesmo que você não tenha um espaço extra para o closet, olha só que ideia incrível para dispor os sapatos. E as aliadas são as prateleiras!

12 206x340 - Mais de 10 ideias para decorar quarto pequeno

E se você pensa que um espaço pequeno não é possível ter um cantinho para os estudos olha só como é sim! Prefira posicionar a mesa próxima à janela, já que a luz natural é importante na hora do trabalho.

13 272x340 - Mais de 10 ideias para decorar quarto pequeno
14 226x340 - Mais de 10 ideias para decorar quarto pequeno
14 a 340x340 - Mais de 10 ideias para decorar quarto pequeno

Bancada de estudo Lilac

Até atrás da porta a mesa pode ser posicionada. Foi só buscar um móvel que tivesse essa profundidade para garantir o espaço da escrivaninha.

QUARTO DE SOLTEIRO MASCULINO

15 300x340 - Mais de 10 ideias para decorar quarto pequeno

Em qualquer ambiente é fundamental ficar atento em relação à circulação do espaço. Essa é a principal dica para não deixar o espaço com a sensação de aperto na hora de decorar.

16 227x340 - Mais de 10 ideias para decorar quarto pequeno
16 a 419x340 - Mais de 10 ideias para decorar quarto pequeno

Beliche Office New

Outra forma de ganhar ainda mais espaço é usar a cama suspensa. Assim, você pode posicionar a escrivaninha ou um closet embaixo e ainda garantir que cada coisa vai ter o seu lugar!

17 276x340 - Mais de 10 ideias para decorar quarto pequeno

O criado-mudo não precisa ser necessariamente um móvel tradicional. Um banquinho com uma pequena prateleira em cima garante espaço para apoiar o celular ou um livro e ainda garante um assento extra.

18 271x340 - Mais de 10 ideias para decorar quarto pequeno

Aqui o limite do guarda-roupa foi exatamente na medida disponível para cama. Essa é uma ótima alternativa para não prejudicar a circulação!

19 235x340 - Mais de 10 ideias para decorar quarto pequeno

Por fim, aproveite o espaço vertical para dispor objetos que gosta e prateleiras com livros. É uma ótima forma de liberar espaço para móveis e para a cama, sem sobrecarregar o visual.

QUARTO DE BEBÊ

O bebê está chegando e finalmente é a hora de decorar o tão sonhado quartinho! Mas, antes de tudo é importante entender quais são as suas expectativas tanto em relação ao resultado, quanto à questão financeira em relação a esse ambiente.

Depois de um ano ou dois é natural que o berço tenha que ser trocado por uma cama. Será que vale a pena considerar isso desde já e investir em berço que se transforma em cama? Ou em um quarto montessoriano – aquele que estimula a independência da criança desde cedo – e ter então uma cama adaptada para o bebê?

Responder a todas essas questões é uma forma de entender como será a decoração do ambiente e como ela será adaptada juntamente com o crescimento da criança.

20 227x340 - Mais de 10 ideias para decorar quarto pequeno
20 a 394x340 - Mais de 10 ideias para decorar quarto pequeno

Berço multifuncional com cama auxiliar

Olha só como esse quartinho bem pequeno foi adaptado e ficou uma graça! Um móvel perto da janela, o berço, uma cômoda e a cadeira de amamentação. Pronto!

21 228x340 - Mais de 10 ideias para decorar quarto pequeno

Outra ideia é aproveitar o espaço superior. Confira como o móvel foi instalado e não prejudicou o visual da decoração, além de garantir espaço extra para objetos menos utilizados.

22 238x340 - Mais de 10 ideias para decorar quarto pequeno

E se o espaço é realmente pequeno vale a pena encaixar cada móvel para não atrapalhar a circulação.

23 273x340 - Mais de 10 ideias para decorar quarto pequeno

Aproveite uma das paredes para ser o centro das atenções. Dessa forma, não pesa no restante da decoração e ainda garante um resultado lindo!

CORES

A paleta de cores precisa ter a cara do morador e representar realmente quem vive ali. Mas no caso de ambientes pequenos vale muito a pena investir em cores mais neutras na base do espaço – paredes e móveis – e deixar os tons mais fortes ou coloridos para os objetos e quadros, por exemplo. É uma ótima forma de garantir que o cômodo não terá um visual ‘pesado’ e nem de dar a sensação que é menor.

Se você realmente quiser uma cor mais forte nas paredes, escolha apenas uma e deixe o restante mais claro. Desse jeito é menos provável que você vá enjoar com facilidade.

Uma dica bacana é entender quais são os efeitos que as pinturas causam no espaço. A arquiteta Fernanda Rocha Lima explica um pouco mais sobre isso com essa montagem.

24 - Mais de 10 ideias para decorar quarto pequeno

ILUMINAÇÃO

6 1 237x340 - Mais de 10 ideias para decorar quarto pequeno

A iluminação natural é sempre o caminho mais agradável – já que traz uma sensação de aconchego – e mais econômica. Mas se não for possível e por aí não tiver janelas que garantam essa sensação, invista em uma iluminação estratégica. O trilho de luz é uma saída bem bacana, já que garante mais de uma lâmpada em uma luminária só.

Para trazer ainda mais conforto visual, invista em pendentes ou luminárias ao lado da cama, na mesinha de estudos ou até uma fita LED embaixo das prateleiras. E não se esqueça: prefira as lâmpadas amarelas que são muito mais confortáveis que as brancas – essas são mais utilizadas em áreas como a cozinha e o banheiro.

SENSAÇÃO DE AMPLITUDE

Separamos4 dicas para te ajudar:

  1. Evite acumular muita coisa. Muitos livros,sapatos e objetos de uma forma geral dão a sensação de que o quarto é muitomenor do que realmente é;
  2. Se o piso for muito escuro e você não pudertrocar, invista em um tapete bem grande e mais claro;
  3. Prefira cortinas com tecidos mais leves emais transparentes. Quanto mais claro o quarto, maior a sensação de amplitude.
  4. Espelhos também são uma ótima forma de ampliarvisualmente o espaço;

Imagens Google e Pinterest

Qual dica você mais gostou? Conta para a gente aqui embaixo! 😊

Deixe um Comentário