Please assign a menu to the primary menu location under menu

Destaque Home

Incluindo as crianças nos preparativos da ceia do Natal

Group of diverse people are gathering for christmas holidayGroup of diverse people are gathering for christmas holiday

As crianças, assim como os adultos, amam esta época do ano. Com tantas festas, reuniões e encontros é uma forma bacana dos pequenos curtirem as férias. E com o Natal chegando, decidimos separar nove ideias para os pequenos participarem dos preparativos. O mais legal é que as sugestões vão além dos presentes e do motivo comercial, mas ensinam o amor ao próximo, a atenção por pequenos gestos e a formarem lembranças que eles jamais esquecerão.

CARTINHA DO CORAÇÃO

2 5 - Incluindo as crianças nos preparativos da ceia do Natal

Com tantas tecnologias e aplicativos para se manter conectado com as outras pessoas, os cartões e cartas acabaram ficando para trás. Mas é tão gostoso receber um envelope e saber que a pessoa dedicou o seu tempo para desejar coisas tão positivas… E essa é uma ótima época para voltar a ter este hábito e a estimular as crianças a terem esse carinho. Para as menores que ainda não sabem escrever, peça para fazerem um desenho. Com certeza quem receber será surpreendido e ficará muito feliz.

SOLIDARIEDADE

3 3 - Incluindo as crianças nos preparativos da ceia do Natal

E o espírito natalino é esse: transbordar solidariedade! Uma forma bem legal de estimular isso desde cedo nas crianças é pedir que elas separem algumas peças e brinquedos para doação. Vocês também podem juntos comprar alguns objetos e montar alguns kits com coisas que ele (a) gostaria e levar em instituições para outras crianças que não têm as mesmas oportunidades. E não precisa gastar muito. O importante é a ação e o que você está ensinando de bom para as suas crianças!

ORGANIZAÇÃO

4 3 - Incluindo as crianças nos preparativos da ceia do Natal

De acordo com a idade, de alguma responsabilidade para a criança e transforme isto em algo bem divertido. Ela poderá ser a responsável por colaborar na montagem da mesa. Ou na recepção dos convidados. Ou ainda se as coisas estão no devido lugar. O mais legal é que isso além de estimular o senso de responsabilidade, pode ser feito de uma forma divertida, como se fosse uma gincana ou um jogo de missão. As crianças amam esta associação e podem acabar aprendendo com a brincadeira!

TOCA O SOM, DJ

5 3 - Incluindo as crianças nos preparativos da ceia do Natal

Receber os convidados com uma boa música é uma forma de desejar boas-vindas e deixar todos à vontade. Esta também é uma tarefa muito bacana para fazer com as crianças. Peça a ajuda delas para montar uma playlist e inclua algumas sugestões dos pequenos. Eles vão se sentir parte da festa e que contribuíram ativamente para realizá-la!

FISCAL DA ÁRVORE

6 3 - Incluindo as crianças nos preparativos da ceia do Natal

Outro caminho bem bacana para a criança se sentir parte da preparação do Natal é deixá-lo responsável pela árvore. Quando der o horário ele irá acender as luzes da decoração, se tiver um enfeite novo ou um presente que chegar será o responsável por incluir ali.

COMPRAS

7 4 - Incluindo as crianças nos preparativos da ceia do Natal

Inclua as crianças na hora das compras também. Se você estiver fazendo a sua lista, peça a colaboração do pequeno para montar a sua também, que pode incluir os ingredientes da receita que vão preparar juntos, os papéis para fazer os cartões de natal e assim por diante. O mais legal é já deixar acordado antes de sair de casa qual é o propósito da compra para que a criança já saiba o que poderá escolher ou não!

LUZ, CÂMERA E AÇÃO

8 4 - Incluindo as crianças nos preparativos da ceia do Natal

Se o seu filho for um pouquinho maior e tiver mais de oito anos, você pode pedir que ele peça para os convidados no dia do Natal gravarem uma mensagem para a família no próximo ano. Ele (a) pode ser o responsável por montar um cantinho na casa que não tenha tanto barulho e a criança mesmo pense em uma decoração para o fundo. Depois vocês podem editar juntos e mandar para a família toda. O aplicativo Kine Master é gratuito e muito fácil de mexer. É uma boa dica para ter uma recordação linda!

CHEFINHO DE COZINHA

9 4 - Incluindo as crianças nos preparativos da ceia do Natal

O dia do Natal é sempre uma correria imensa, mas incluir o seu filho no processo vai fazer com que ele participe do processo e valorize. Separe uma receita fácil, que pode ser um brigadeiro, um suco especial ou algo que vocês já têm o costume de fazer juntos.

Vocês podem fazer um dia antes ou no dia mesmo da reunião. Além de incluir a criança nos preparativos, é uma forma de ensiná-la a valorizar o trabalho na cozinha e até estimular a comer alimentos diferentes.

TOALHA ARTÍSTICA

10 4 - Incluindo as crianças nos preparativos da ceia do Natal

Fonte: Site Pequenada

Olha que ideia legal! Você pode comprar um tecido branco ou que já tenha uma estampa com motivos natalinos e pedir para as crianças pintarem. Não precisa ser da mesa principal, mas é uma forma de fazer com que eles participem do processo e associem a algo bem legal.

Imagens do Pinterest e Freepik

E por aí? Conta para a gente aqui embaixo do que as crianças mais gostam de participar no Natal 🙂

Deixe um Comentário