Please assign a menu to the primary menu location under menu

Cuidados da Casa

Dicas para limpar pisos laminados e porcelanatos

limeza-pisos

Os pisos laminados e porcelanatos são alguns dos mais utilizados. Ambos são práticos, versáteis e com opções que deixam qualquer projeto de decoração ainda mais lindo. Mas você sabe exatamente como fazer a manutenção de cada piso para que possam durar ainda mais? Separamos algumas dicas aqui para você saber o que pode ou não na hora da limpeza.

PISO LAMINADO

2 340x340 - Dicas para limpar pisos laminados e porcelanatos

O piso laminado são réguas formadas por algumas camadas de materiais feitos de madeira como o aglomerado e HDF (madeira de alta densidade). Por cima recebem uma estampa e uma resina que garantem a resistência do piso.

Como pode ser feita a limpeza?

No dia a dia é importante que a manutenção seja feita com frequência. Utilize o aspirador de pó para retirar o excesso de sujeira, mas se você não tiver prefira uma vassoura com cerdas macias. Se for utilizar o aspirador de pó tome cuidado apenas para evitar arranhões no piso que vão acabar danificando as lâminas.

Depois de tirar a poeira você pode diluir duas tampas de detergente neutro em um balde com água, mergulhar um pano feito de algodão nesta solução, torcer para retirar o excesso e passar diretamente no piso.

Dica Mara: Arrastar os móveis também pode acabar riscando o piso. Faça isso com bastante cuidado e, se possível, aplique os feltros próprios para os pés dos móveis, assim evita esse tipo de acidente.

Se tiver alguma mancha de caneta esferográfica o álcool pode ser uma boa alternativa. Agora, se tiver algum resíduo de cola, você poderá utilizar removedor de acetona que vai te ajudar nesta missão.

O que pode ser evitado?

Alguns cuidados devem ser tomados para que seu piso possa durar mais tempo. Por exemplo:

– Evite jogar água diretamente no piso já que isso pode acabar estufando as lâminas;

– Qualquer material abrasivo (o lado verde da esponja ou a palha de aço) podem acabar arranhando o material;

– Apesar de ser um grande aliado da limpeza, o bicarbonato de sódio é um dos produtos que não podem ser utilizados;

– Por fim, qualquer produto que seja a base de silicone também não deve ser utilizado.

PISO PORCELANATO

3 465x261 - Dicas para limpar pisos laminados e porcelanatos

O piso porcelanato é um revestimento cerâmico produzido em uma temperatura elevada, com alta resistência física e consequentemente alta durabilidade. Possui diversos tipos de acabamentos e os mais comuns são o polido, acetinado ou esmaltado e pode ser utilizado em diversos tipos de ambientes desde o úmido interno até em áreas externas.

Como pode ser feita a limpeza?

Para a limpeza do dia a dia você pode utilizar uma vassoura com cerdas macias e um pano torcido (em uma solução de detergente neutro e água). Para evitar manchas, você pode passar um outro pano úmido com um pouco de álcool.

Já para contribuir no dia a dia para a manutenção do piso, o saponáceo cremoso com uma esponja ajuda e muito. Depois é só enxaguar e secar com um pano macio.

Dica Mara: Para retirar algumas manchas ou até mesmo aquelas marcas deixadas pelos calçados você pode utilizar uma borracha (aquelas escolares) para ajudar nesse processo. Depois é só passar um pano com álcool para higienizar.

O que pode ser evitado?

Com o piso porcelanato você deve evitar:

– Produtos ácidos;

– Água sanitária;

– Escovas.

Se um líquido cair no piso é recomendado que seja limpado na mesma hora para evitar manchas no porcelanato.

Confira também dicas para limpar vidros.

Imagens Google e Pinterest

Qual dica você mais gostou? Conta para a gente aqui embaixo! 😊

Deixe um Comentário