Please assign a menu to the primary menu location under menu

Sem Categoria

Passo a passo para escolher o sofá ideal

como-escolher-sofa

Se você deseja ter uma sala de estar confortável o primeiro móvel que você deve pensar é o sofá. Caso a sua família tenha costume de se reunir para assistir TV ou você gosta de receber os amigos e deseja ter um assento bem confortável para todo mundo se sentir em casa, vale a pena pesquisar bem antes de comprar esse item fundamental na decoração da sala. Dá uma olhada nas dicas a seguir:

1. MEDIDAS DISPONÍVEIS

2 5 465x310 - Passo a passo para escolher o sofá ideal

Fita métrica na mão e vamos tirar as medidas que você tem no espaço. Se você estiver planejando comprar um modelo retrátil é a hora de você avaliar qual o espaço disponível, vale medir também o espaço que o sofá ocupará quando estiver aberto para verificar se não vai atrapalhar a circulação, já que o ideal é ter no mínimo 60 cm para a passagem. Não se esqueça de medir as portas, do elevador ou da passagem das escadas do prédio ou da casa. É muito frustrante fazer a compra e depois não poder ficar porque o móvel não passou, né?

Com as medidas em mãos você pode definir o tamanho do sofá e qual a quantidade de lugares que vai poder escolher:

DOIS LUGARES

3 8 465x201 - Passo a passo para escolher o sofá ideal

Sofá com dois lugares Martin

TRÊS LUGARES

4 7 465x228 - Passo a passo para escolher o sofá ideal

Sofá com três lugares Toronto

QUATRO LUGARES

5 7 465x272 - Passo a passo para escolher o sofá ideal

Sofá com quatro lugares Viena

CONJUNTO

6 7 465x291 - Passo a passo para escolher o sofá ideal

Sofá de canto com seis lugares Mônaco

2. AVALIE A SUA NECESSIDADE

3 9 465x201 - Passo a passo para escolher o sofá ideal

O importante aqui é levar em consideração alguns fatores como, por exemplo: Quantas pessoas moram ali? Vocês vão utilizar muito o sofá? Recebem muita visita? Precisam de um lugar extra para um parente ou amigo dormir ali? Esses são questionamentos importantes para você definir qual é modelo que mais vai atender as suas necessidades. Se você recebe visitas, mas não vai usar o sofá para assistir TV não vale a pena investir em um modelo que tenha muita profundidade e que tenha um encosto com linhas retas para evitar que seu convidado tenha dificuldade ao levantar.

TRADICIONAL FIXO

7 6 465x239 - Passo a passo para escolher o sofá ideal

Sofá de dois lugares Gracile

TRADICIONAL FIXO COM PÉS APARENTES

8 6 465x248 - Passo a passo para escolher o sofá ideal

Sofá com dois lugares Tito

RETRÁTIL E RECLINÁVEL

9 6 465x310 - Passo a passo para escolher o sofá ideal

Sofá retrátil e reclinável com três lugares Tivoli

SOFÁ CAMA

10 6 465x302 - Passo a passo para escolher o sofá ideal

Sofá-cama multifuncional Celine

CANTO

11 6 465x214 - Passo a passo para escolher o sofá ideal

Sofá de canto com cinco lugares Larissa

COM CHAISE

12 5 465x264 - Passo a passo para escolher o sofá ideal

Sofá com dois lugares e chaise esquerdo Sharp

3. DEFINA A COR

Claro que o gosto é fundamental nesta etapa. Mas nós sempre falamos por aqui sobre a importância de pensar na paleta de cores do ambiente. Se você prefere algo com mais personalidade e acredita que não vai enjoar com facilidade, invista nos modelos coloridos. Para equilibrar o restante da decoração pode ter cores mais neutras e deixar o sofá como destaque da sala.

13 6 465x314 - Passo a passo para escolher o sofá ideal

Sofá com quatro lugares Nautillus

Agora se você prefere investir num espaço mais neutro ou em objetos ou paredes coloridas, um modelo com cores mais claras. Não se esqueça que a cor do piso também conta muito no resultado final!

4. TOQUE CONFORTÁVEL

Os tecidos mais conhecidos para sofá são os de chenille, suede, couro sintético, jacquard e o linho. Mas antes de escolher qual é o tecido da sua preferência é importante levar em consideração se você tem crianças pequenas em casa, se você ou algum familiar é alérgico ou se tem pets que possam acabar danificando o tecido do sofá.

Se esse for o seu caso, prefira o de couro sintético ou o jacquard que lembra muito o toque de lona. São fáceis de limpar e a durabilidade aumenta. Já os de linho, chenille e suede são mais confortáveis e aconchegantes.

5. MANUTENÇÃO

14 3 465x310 - Passo a passo para escolher o sofá ideal

A forma que você vai limpar o sofá vai depender muito do tecido que você escolheu. De maneira geral, o ideal é que você utilize uma escova de cerdas macias, detergente neutro e um pano. Antes de tudo aspire bem o sofá e todos os cantinhos que possam ter acumulado sujeira. Depois você pode retirar as almofadas – se forem removíveis – e com cuidado ir esfregando suavemente tomando cuidado para não molhar em excesso. Com a ajuda de um pano seco retire o produto, deixe as janelas abertas para ventilar e secar o sofá.

Outra opção é contratar alguma empresa que faça o serviço de lavagem a seco e programar entre uma a duas vezes por ano a limpeza.

6. SERÁ QUE VALE IMPERMEABILIZAR?

15 3 465x312 - Passo a passo para escolher o sofá ideal

Caso você prefira impermeabilizar – utilizar uma técnica para repelir líquidos – é fundamental que pesquise antes sobre o histórico da empresa. Avalie na internet comentários de outros clientes. Afinal de contas o sofá acaba sendo uma das peças mais caras da casa e não é trocado com frequência.

Outra coisa que é importante ter em mente: avalie com a empresa qual é a técnica que utiliza, se tem alguma restrição em relação a vinhos, por exemplo, que mancham o tecido e qual o prazo de garantia do serviço.

Imagens Google e Pinterest

Qual ideia você mais gostou? Conta para a gente aqui embaixo! 😊

Deixe um Comentário